sábado, 27 de dezembro de 2008

Brasilia-DF - Acervo geral (várias fontes)

Fachada do novo Estádio Bezerrão, na cidade satélite do Gama.

Equipe do Sobradinho E.C., em 2006.

Equipe do Sobradinho E.C., bi-campeão do Distrito Federal, em 1985/1986. Falta identificação.

Equipe do Sobradinho E.C., campeão da Segunda Divisão de Profissionais do Distrito Federal, em 2003. Foto sem identificação.

Esta foto é de 30 de abril de 1978, quando da inauguração do Estádio Olímpico Augustinho Lima, com o jogo Santos F.C. (SP) 3 X 1 Sobradinho E.C. Falta identificar os jogadores.

Foto aérea de 2003, do Estádio Augustinho Lima, em Sobradinho (DF), com capacidade para 12 mil pessoas.

Acervo Osório Santana Figueiredo (São Gabriel-RS)

OSÓRIO SANTANA FIGUEIREDO é o historiador da cidade de São Gabriel, com inúmeros livros escritos. É oficial reformado do Exército Brasileiro e membro de várias entidades nacionais ligadas à cultura.

1952: G.E. Minuano, de São Gabriel (RS), já extinto. Não temos o ano da foto e nem a identificação total dos jogadores. Apenas: a partir da Direita: sargento Hélio Ivo,e depois numerados: Jaimito (3), Benoni (2), Anselmo (4) e Ariosto (5).

Esta foto da equipe do Ginásio Bancário (GIBAN) (São Gabriel-RS), é de 1938. Da esquerda para a direita: Nei Vaz (traje) - Jari Coelho Leal - Oscar Silveira - João Chagas da Silveira Lamas - Zezé Moreira - Netinho - Pom Pom - Sargento - Doutor Silvio Faria Correa (traje) - Agachados: Butiá - Nucci - Nilton Mello - Pedro Ergui e Beroci.

Esta foto é de julho de 1911. É o Club Benjamin Constant, o segundo time de futebol a ser criado em São Gabriel (RS) (o primeiro foi o S.C. Gabrielense, em 1909). Era composto de sargentos pertencentes ao 4º Regimento de Artilharia Montada. A curiosidade do uniforme revela uma época de diferentes contrastes.

COMENTÁRIOS DE AMIGOS

31-09-2008
HAYRTHOM BHITTHENCOURTT disse...
ESSAS FOTOS,SÃO RICAS LEMBRANÇAS,DO NOSSO FUTEBOL,PARABÉNS.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

F.B.C. Rio-Grandense, o "Colorado Maritimo"



2014. (Foto: Fábio Dutra - Jornal Agora)
Logotipo do Campeonato Municipal de 2009.  (Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

2009. Campeonato da Cidade. (Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

1985. (Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

(Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

(Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

Em pé: Armando Barros (dirigente) - Ney Amado Costa (treinador( - Dedé - Adair - Scala - Titico e Carlos de Jesus (dirigente). Agachados: Bocanha - Marino - Gilnei - Betinho - Aroldo - Casquinha - Bangu e Iomes Silva (massagista). (Foto: Site do F.B.C. Rio-Grandense)

1953, num jogo em que o F.B.C. Rio-Grandense derrotou o rival S.C. Rio Grande, por 2 X 0, no estádio do S.C. São Paulo. Falta identificar os jogadores. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

1953. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

Jogadores do F.B.C. Rio-Grandense, ostentando as faixas de campeões invictos da cidade, em 1953, entrando no gramado do velho estádio Torquato Pontes. Falta a identificação dos jogadores. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

Jogo Rio-Grandense 3 X 2 São Paulo. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto).

1953. Outra foto carregada de história: Gilney, Joaquim (creio que dirigente) e Chinesinho, de saudosa memória, que depois jogou no Internacional, Palmeiras e Seleção Brasileira. Encerrou a carreira em um clube da Itália. Foi no F.B.C. Rio-Grandense que ele começou. Filho de outro grande atleta da história do clube, o velho Chinês. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

O saudoso Polaco Chico, um dos jogadores símbolos do F.B.C. Rio-Grandense. A foto é de 1953, quando o Rio-Grandense se sagrou campeão municipal invicto. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

O saudoso Osni, atleta do F.B.C. Rio-Grandense, na década de 1940. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

1940. Esta é uma foto histórica. Equipe do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande, campeão de 1937, 1939, 1939 e 1940. Na foto está o folclórico treinador Gentil Cardoso , que dirigiu o time até 1938. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

Equipe de aspirantes do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande, campeão invicto em 1940. Em pé: Gaspar - Androvano - Nobre - Manuel e Adalberto. Agachados: Jazir - ??? - Waldir - ??? - Fagundes e Moacyr. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

1939, F.B.C. Rio-Grandense, campeão gaúcho. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

1938. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

FOTOS SEM IDENTIFICAÇÃO

Sem o ano. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)


Osmar, capitão do S.C. Gaúcho (antigo clube de Rio Grande, já extinto) faz entrega a Waldir, capitão do F.B.C. Rio-Grandese, a taça doutor Paulo Fellipe. Não sabemos o ano. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)


Lance de gol do F.B.C. Rio-Grandense, contra o rival S.C. São Paulo, em jogo no velho estádio Torquato Pontes. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

Sem o ano. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

Linha de frente do F.B.C. Rio-Grandense, em jogo no velho estádio Torquato Pontes. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

Cinco atletas do F.B.C. Rio-Grandense, em dia de treino. O do centro é Polaco Chico. Os demais e o ano da foto, sem identificação. (Foto: Arquivo de Nilo Dias)

Uma formação do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

Ao que parece a foto mostra dirigentes do F.B.C. Rio-Grandense, recebendo alguma homenagem ou premiação no centro do gramado. Pena que não sabemos o ano e nem identicamos as pessoas. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)

Lance curioso ocorrido no velho estádio Torquato Pontes. Jogadores do F.B.C. Rio-Grandense, ao que parece tentam evitar uma briga. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)


Atletas do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande (RS),no refeitório do clube. Falta identificação e ano da foto. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)


O primeiro da foto é Gentil Cardoso (sem paletó), que foi técnico do F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande (RS), na década de 1930. Os outros dois não estão identificados. (Foto: Acervo de João Carlos Pinto)


F.B.C. Rio-Grandense, de Rio Grande (RS). (Foto: Acervo de João Carlos Pinto).

Foto de 1918. Sentados: Catuta  Adalberto - Reinaldo Souza - Coriolano e Gallo. Ajoelhados: Ferreira - Xavier e Soares. De pé:um membro da Diretoria - Avanicin - Ricamam e Alcides. (Foto: Origem desconhecida)