sexta-feira, 30 de julho de 2010

O tricolor das Laranjeiras (Final)

Resumo histórico

O Fluminense Football Club que representava a elite da sociedade carioca, teve sua fundação em 21 de julho de 1902, onde sua seção de fundação, realizada em 21 de julho de 1902, foi presidida por Manuel Rios e secretariada por Oscar Cox como presidente do clube, na residência de Horácio da Costa Santos, na Rua Marquês de Abrantes.

Em 17 de outubro deste mesmo ano o clube já estava instalado, com sua sede em Laranjeiras, bairro nobre do Rio de Janeiro.

Em julho de 1910, a Proclamação da República estava próxima dos seus doze anos. A febre amarela era a grande preocupação da população. O melhor meio de transporte era o bonde.

Os esportes favoritos dos cariocas eram o remo e o turfe. O futebol, esporte introduzido no Brasil, por Charles Miller, já era bem organizado em São Paulo, que realizava o seu primeiro campeonato. Mas no Rio de Janeiro não despertava tanta atenção.

O jovem Oscar Cox, que voltava da Suíça em 1901, onde estudou no Colégio La Ville, em Lausane, e aprendeu a gostar de futebol, acabou por fundar um time de futebol, com seus companheiros, e partiram para Niterói para enfrentar outro time formado por ingleses, no campo do Rio Cricket and Athletic.

O primeiro jogo do Fluminense foi em 19 de Outubro de 1902 contra o Rio Football Club, no campo do Payssandu Cricket Club, onde “massacrou o adversário, vencendo por 8 a 0”.

Fato que o tornaria o primeiro clube de futebol carioca, sendo o mais antigo entre os grandes clubes brasileiros, a implementar o futebol, até porque o Fluminense surgiu como clube específico para futebol.

A camisa inicialmente era cinza, mas em 15 de julho de 1904, após Assembléia Geral Extraordinária, o Fluminense trocou a camisa anterior pela tricolor.

O projeto da futura Arena Tricolor.
Time dos sonhos. Carlos Alberto Torres - Castilho - Ricardo Gomes - Edinho - Branco e Didi. Paulo César- Gérson - Rivelino - Telê e Assis. Técnico Carlos Alberto Parreira.
O melhor Fluminense de todos os tempos.
O técnico Murici Ramalho arrumou o time do Fluminense.
Fred, o artilheiro tricolor.
Thiago Neves foi um dos ídolos da história recente do Fluminense.
2007. Com o presidente Lula.

2005. Campeão da Taça Rio e campeão estadual.
Campeão de 2002.Em pé: Murilo - Maurício - César - Régis - Flávio - Marcão - Fabinho e Fernando Henrique. Agachados: Fernando Diniz - Júlio César - Junior César - Marcos Brito - Roberto Brum - Carlos Alberto -, Alan - Sidney -, Roni e Magno Alves.
1999. Campeão da Terceirona.
1995. Campeão carioca.
1991. Campeão da Taça Guanabara.
1988. Jorginho.
1987. Campeão da Copa Kirin.
A veneração ao saudoso Papa João Paulo II, surgiu no final dos anos 80. Desde então torcedores comparecem aos jogos vestidos iguais ao falecido pontifice.

Nenhum comentário: