sexta-feira, 19 de março de 2010

A história das Copas do Mundo


SUÉCIA - 1958


Poster da Copa.
Cartaz da Copa.

Histórico

A Copa da Suécia foi a primeira a ser televisionada. Mais de setenta países acompanharam o evento. Estádios e uma equipe competitiva foram construídos especialmente para o evento. De acordo com o revezamento a Copa de 1958 deveria ser feita na América do Sul, mas a FIFA decidiu manter na Europa mais uma vez, sob protestos dos países sul-americanos.

Um total de 53 países disputou as eliminatórias e, pela primeira vez, seleções da Ásia e da África participaram do torneio classificatório. Nove seleções da Ásia e África disputaram uma vaga. A seleção de Israel quase se classificou sem jogar.

Turquia e Sudão se recusaram a jogar com a equipe de Israel e a Indonésia não quis atuar em solo israelense. Entretanto, uma regra determinava que nenhuma equipe pudesse se classificar sem ter jogado. Um confronto direto intercontinental com Gales (segundo do Grupo 4 da UEFA) determinou a equipe classificada. Gales venceu os dois jogos por 2 X 0 e o sonho de uma equipe da Ásia ou da África na Copa do Mundo foi adiado.

Poucos meses antes da Copa o avião que transportava diversos jogadores do Manchester United caiu em Munique. O time era a base da seleção inglesa.

Desta vez a melhor equipe venceu. E finalmente a taça do mundo foi do Brasil. Destacaram-se Didi, Garrincha e sobretudo o jovem Pelé, o mais novo jogador a vencer uma Copa do Mundo, com 17 e oito meses.

A mística camisa 10 de Pelé nasceu do fruto da desorganização. Os dirigentes não enviaram a numeração da camisa dos jogadores e coube a FIFA escolher e eternizar a camisa 10 para Pelé, reserva na ocasião.

A seleção brasileira de 1958 é considerada a melhor seleção nacional de todos os tempos por vários especialistas, superando inclusive o escrete canarinho de 1970. Nunca o Brasil perdeu um jogo quando estavam em campo Pelé e Garrincha. E eles, assim como Didi, Zagallo, Zito, Vavá e Djalma Santos fizeram a diferença para o Brasil superar o trauma de nunca ter vencido um torneio Mundial.

Seleção do Brasil, campeã do mundo. Em pé: Vicente Feola - Djalma Santos - Zito - Belini - Nilton Santos - Orlando e Gilmar. Agachados: Garrincha - Didi - Pelé - Vavá - Zagallo e Paulo Amaral. (Fonte: Site Storie di Calcio)
O capitão Bellini, o técnico Vicente Feola e o goleiro Gilmar.
O técnico Vicente Feola.
Djalma Santos com a Copa Jules Rimet.
Djalma Santos, Pelé e Garrincha.
O massagista Mário Américo com a bola do jogo final.
Lance de Pelé.
Pelé comemora um de seus gols.
Pelé festeja a conquista.
No primeiro título mundial seleção agrada anfitriões e dá volta olímpica carregando bandeira sueca. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Didi, o homem da folha seca.
O capitão Belini com a Taça Jules Rimet. (Fonte: "Jornal "O Estado de São Paulo)
O capitão Belini.
Zózimo e Nilton Santos.
Djalma Santos, Didi e Pelé. (Fonte: Site Storie di Calcio)
De Sordi, Gilmar e Belini.
Gol de Vavá, no jogo final Brasil X Suécia. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Lance do jogo final Brasil X Suécia. (Fonte: Site Storie di Calcio)
De Sordi foi titular em todos os jogos, menos na final, quando pot lesão cedeu lugar a Djalma Santos.
Rei Gustaf VI Adolf, da Suécia cumprimenta o jogador Liedholm Gren Simonsson, da seleção de seu país.
Lances do jogo Brasil X França. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Just Fontaine, craque da França. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Jogadores brasileiros em momento de descontração.
Lance do jogo Brasil X Inglaterra. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Belini cumprimenta o capitão da Inglaterra.
Mazzola marcou dois gols na vitória do Brasil sobre a Áustria.
Lance do jogo Argentina X Irlanda do Norte. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Lance do jogo França X Alemanha. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Seleção da Suécia. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Seleção da França: Kaelbel - Penverne - Jonquet - Marcel - Remetter - André Lerond - Fontaine - Kopa - Piantoni e Vincent. (Fonte: Site Storie di Calcio)
Uniforme utilizado pela Seleção do Brasil.
Pelé e Pepe, na fase de treinamentos no Brasil.
Zito, Pelé, Garrincha, Mazzola,Gilmar e De Sordi, na fase de treinamentos no Brasil. (Fonte: Livro "Todas as Copas do mundo", de Orlando Duarte)
Seleção da França: Kaelbel - Penverne - Jonquet - Marcel - Remetter - André Lerond - Fontaine - Kopa - Piantoni e Vincent.