terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Glória do futebol de São Pedro do Sul (RS)


Fotos: Acervo do G.E. Sãopedrense

Histórico

Em fevereiro de 1964 um grupo de amigos, após algumas peladas de fim de semana, resolveu com a liderança do Sr. Arlindo Francisco Georg fundar uma equipe de futebol. Foi então que no dia 28 de fevereiro de 1964 reuniram na residência do senhor Arlindo, na Rua General Osório, 767, em São Pedro do Sul (RS), os amigos, Luis Colvero, João Carlos Georg, Geraldo Casado, Arno Winter, Noé Machado, Edegar Arend, Anatalício Arend, Lucio Arend, Olinto Silva, Necão, Eri Georg, Antonio Felipetto, Walcyr Dressler, Gilberto Georg, Wanderlei Weber, Arnaldo Felske, Sérgio Georg e o Nilson Krusche.

Este grupo e mais alguns que possam ter passado despercebidos, resolveram fundar o Grêmio Esportivo Sãopedrense para diversão dos fins de semana jogando futebol e também como, na época, só existiam dois times representando São Pedro do Sul, o Real e o Comercial que eram os melhores da região. E o Grêmio era uma nova alternativa para os novos jogadores. Assim que fundado o time, a primeira Diretoria ficou assim representada:

Presidente: Arlindo Francisco Georg
Vice: Luis Colvero
Secretário: João Carlos Georg
2º. Secretario: Geraldo Casado
Tesoureiro: Antonio Felipetto
2º. Tesoureiro: Arno Winter
Treinador: Noé Machado
1ª. Madrinha: Maria Helena Georg
2ª. Madrinha: Maria Weber
3ª. Madrinha: Lígia Rodrigues

O primeiro jogo sem o fardamento oficial, somente calção e camisa (sem as cores definidas), foi realizado em Poço Redondo, interior de São Pedro do Sul, Assim que decidida as cores do time, verde e branca, Walcyr Dressler (o Pingo) foi de trem até Porto Alegre buscar o fardamento – meião, camiseta e calção. O primeiro jogo com o fardamento completo do Grêmio foi contra o General Neto, em Santa Maria, que acabou 3 X 0 para o General.

A primeira vitória veio somente no segundo jogo quando o Grêmio jogou em casa, 3 X 0 contra a CEEE de Santa Maria. Assim, logo o Grêmio Sãopedrense chamou a atenção dos outros times da cidade, e então começavam as provocações, até que marcaram um jogo contra o Comercial.

As apostas eram contra o Grêmio, imaginava-se um massacre do Comercial, time mais antigo e cheio de craques. Foi então que o Grêmio surpreendeu colocando dois gols na rede adversária e não sofrendo nenhum.

Passado algum tempo foi a vez do Real, e outra surpresa Grêmio 4 X 0 Real. Diz a lenda que os dois times acabaram e da fusão dos dois, fundaram o Renner. Logo outras pessoas chegaram ao Grêmio e muitos ajudaram e ajudam ate hoje. Entre os quais as famílias Bassotto, Pregardier, Tagarra, Diehl e Marquezam. E mais tarde Polenz, Schimitt, Lampert, Leal, Hoerb, Librelotto, entre outras que vieram a somar no Grêmio. (Fonte: Walcyr Dressler (Pingo)

2004. Time de Futsal.

2002.

2001. Outra foto.

2001.

1997.

1992.

1985.

1984.

1981.

1980.

1980. Jogadores no centro do gramado.

1978.

1972. Outra foto.

1972.

1966. A madrinha Maria Helena, entregando a faixa para a madrinha Maria Weber.

1966. Outra foto.

1966.

Uma das primeiras reuniões da Diretoria.

1964. Primeira foto do time.