segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bebeto, o "Canhão da Serra"

Alberto Vilasboas Reis, o "Bebeto" nasceu em Soledade, em 1946. Goleador nato marcou seguramente mais de 500 gols na carreira. Iniciou no Pampeiro, de Soledade e foi campeão estadual de amadores, em 1964, e artilheiro absoluto da competição.

No ano seguinte, se transferiu para o 14 de Julho, de Passo Fundo, quando foi goleador da segunda divisão, em 1966, com 19 gols. Depois foi contratado pelo rival Gaúcho, onde jogou a maior parte da carreira, com muitas indas e vindas ao clube.

Pelo Gaúcho, marcou 255 gols e foi artilheiro do Gauchão da primeira divisão, em 1973 e 1975, ambas com 13 gols. Jogou no Corinthians Paulista, Bahia, quando foi campeão estadual, em 1971, América carioca, Juventus de São Paulo, Toledo, Internacional, de Santa Maria, Grêmio e Internacional, em duas ocasiões e seleção gaúcha.

Vestiu a camisa do Caxias, sendo até hoje o segundo goleador da história do clube, atrás apenas de Washington, que recentemente encerrou a carreira. Bebeto parou de jogar em 1985, no Gaúcho. Depois foi treinador de duas dezenas de equipes do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre as quais o seu querido Gaúcho.



Mais uma formação do Caxias nos anos 70, com Cedenir primeiro em pé, Jair segundo e Felipão, quinto. Agachados, vemos Luis Freire segundo, e Bebeto terceiro.

Caxias em 1977, antes de um jogo contra o Grêmio no Estádio Olímpico. Em pé: Valnil - Cedenir - Luis Felipe Scolari - Bagatini - Sérgio Vieira e Edegar. Agachados: Clóvis - Delmar - Bebeto - Paulo César e Jurandir.



No time do Caxias, anos 70. É terceiro agachado, com a bola.



.É o quinto agachado, da esquerda para a direita.
Bebeto e seu filho, que foi mascote do Gaúcho.

O Gaúcho de Daison Pontes, Meca e Bebeto.

1968, no Gaúcho, de Passo Fundo. Em pé: Flávio - Armando - Machado - Jamir - Nadir - João Pontes e Daison Pontes. Agachados: Raul - Matté - Bebeto - Roberto - Zangão e Meca.

Foto do Gaúcho de Passo Fundo, em 1967 quando Bebeto estava iniciando a carreira. Em pé: Daison - Maneca - Nadir - Machado - Amâncio e Geraldo. Agachados: Arthur - Honorato - Bebeto - Roberto e Raul.

Nenhum comentário: