segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Histórias do Pari V


G.E. IV Centenário

Uma seleção

Se o Itariri e o Madeira eram excelentes equipes ,imaginem então uma seleção dos dois. Uma equipe fortíssima, que revelou vários jogadores para o profissionalismo.

Amaral , Dias ,Gighia, Oswaldo Catiguá, Nilson, Valdir, Budá e vários outros dali sairam para envergar várias jaquetas de times profissonais.

É outra equipe que durou poucos anos, mas fez sucesso muito grande enquanto durou.

Colégio Santo Antônio

Um dos jogadores que não estão marcados é o Traetta. (Jayme Antonio Ramos)


Flôr da Esquina F. C.

Um clube de futebol que só fez duas partidas. O nome foi dado mais por sátira do que por outro motivo.

Cansados de ouvir nome de time com nome de flor , flor daqui, flor dali, Flor de S. João Clímaco, Flor do Brás, Flor do Pari, Flor do morro, etc. e tal , o pessoal do Pif-Paf, montou um time , o Flor da Esquina F. C.. Na época quase todos eram de idade infantil e foi marcado um jogo contra a forte equipe da mesma categoria do Estrela do Pari.

O jogo foi disputado num nível técnico elevado e sem pancada e o Flor da Esquina venceu, ao contrário do que marca a notícia confusa que o jornal publicou. Eu joguei e o meu irmão Josir, marcou o tento da vitória, portanto eu sou testemunha viva de que a notícia está bem atrapalhada. Tudo bem , mas vamos registrar o recorte , mais como um documento histórico.



Brasinha F.S.

Mais um time que também fez muito sucesso, apesar de sua vida curta.

Falo do Brasinha F. S. do Canindé, uma forte equipe em que jogavam Reinaldo Peru, Ariovaldo Gordinho, Zé Salomão e outros , que anos mais tarde jogaram em outras equipes do bairro, não sem grande brilhantismo.

O nome Brasinha é originário de um personagem de histórias em quadrinhos de muito sucesso no início da década de 60 e era um diabinho com uma roupagem mais simpática e infantil.


Futebol no bairro

Hoje vou falar de um time do qual não tenho maiores informações, mas também foi um dos fortes times do Canindé, que como disse na semana passada tinha no famoso Campo dos Soldados uma autêntica oficina de craques.

Hoje falo do Itariri F. C. da rua do mesmo nome, que também forneceu jogadores que jogaram em várias equipes profissionais de futebol.

Destaco o Roquinho, que jogou no Palmeiras, Nacional, Noroeste, Ferroviário de Araçatuba e outros.

O Itariri também teve vida curta, porém conquistou vários troféus para a sua galeria. (historiasdopari  - Agosto 26, 2012 )

Campo dos Soldados

Neste campo , que até há poucos anos era aberto ao público e que hoje é exclusivo da Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo e que era chamado pela população de Campo dos Soldados , aconteciam muitos "rachas".

O gramado era muito bom de se jogar e dali surgiram muitos craques não só da várzea do Canindé , como jogadores profissionais. Daí o Canindé ser uma verdadeira fábrica de bons jogadores e consequentemente várias boas equipes , tanto no futebol como no futebol de salão.

Hoje falarei de uma excelente equipe o Madeira F. C. , cuja sede era numa rua do mesmo nome, em homenagem a um grande rio da Amazônia e que fica em frente ao campo.

Uma equipe quase só de jogadores que moravam na Madeira e uma equipe forte, alguns profissionais tiveram essa equipe como berço, como por exemplo o Amaral , cujo pai tinha um empório na rua, o Oswaldo Catiguá e outros .

Nossa lembrança a essa equipe que da qual infelizmente não tenho fotos, mas que fez sucesso no bairro. (historiasdopari - Agosto 19, 2012)


Al Shabab F. C.


Vamos falar hoje de um time que normalmente treina e faz suas peneiras no campo do E. C. Vigor. É o primeiro time islâmico do Brasil, porém também tem jogadores que não são muçulmanos. É o Al Shabab F. C. ( os moços em árabe ). E todos sabem que no bairro residem vários muçulmanos, sunitas e xiitas, de nacionalidade libanesa, jordaniana, iraquiana, paquistanesa. No bairro existe uma Mesquita na rua Barão de Ladário e outra na divisa com o Brás, esquina da Eliza Whitacker com Monsenhor Andrade.

Portanto, não poderia faltar aqui, o país do futebol, uma equipe formada por vários islâmicos, que inclusive pretende participar da Copa São Paulo de Futebol Junior no próximo ano.

Campo do Serra Morena, anos 60,. Vemos a foto de um time que fez sucesso no bairro, o Cometa Paulista. Nesta foto do Arquivo de Domingos Curci Sobrinho, vemos vários craques da várzea pariense.



O CMTC Clube fica no Canindé, na rua Pedro Vicente. Teve grandes equipes de futebol e principalmente de Futebol de Salão, que fez belas campanhas no Metropolitano.

Às terças-feiras seu ginásio lotava para as concorridas lutas de boxe, celeiro de grandes pugilistas. O CMTC tambem tinha uma excelente equipe de patinadoras. Seus bailes eram super animados e os de Carnaval então eram célebres.

Mas, a fama do CMTC eram os grandes jogos varzeanos dominicais e transmitidos ao vivo pela antiga TV Record, dos Machado de Carvalho, antes de ser adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus. Como muitos se recordam era o "Desafio ao Galo", palco de memoráveis e emocionantes disputas. Vários clubes do Pari se tornaram "galos" da várzea no campo do CMTC.

São Paulo da Paganini

O São Paulo Futebol Clube já teve a honra em ser o "Tricolor do Canindé", pois seu clube social e campo de treinamento era onde é hoje o Estádio da nossa Lusa. No nosso bairro e nos outros do digamos "Grande Pari", talvez graças à proximidade do ilustre vizinho, foram fundados vários sampaulinhos.

Já mostramos outros, e este era o da rua Paganini em foto do arquivo do saudoso José de Oliveira Soares, o Zézinho do Cartório, irmão do amigo doutorWaldemar Soares e filhos do fundador do 25º. Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 25º SubDistrito da Capital - Pari, hoje brilhantemente dirigido pelo Oficial Titular, senhor. Moacir Maria dos Santos.

Estrela do Norte F.C.
 

Foto de um dos maiores times da várzea pariense, o Estrela do Norte F. C.. O time era de uma transportadora do mesmo nome, que havia frente o Estrela do Pari F. C.. E fez sucesso na várzea paulistana.

Na foto vemos uma de suas fortes formações, na qual é possível identificar alguns jogadores como: Nogueira, Tunão, Budá, Tartaruga, o falecido craque Enéas ( Portuguesa, Palmeiras, Bolonha e Quinze de Piracicaba ), Aridão e China.

Allan Kardec F.C.

Um clube que teve curta duração, porém conseguiu grandes vitórias foi o Allan Kardec F. C., da rua do mesmo nome no Alto do Pari. Tinha o uniforme rubro-negro e o distintivo parecido com o do Santos.

Na lembrança alguns jogadores como: Roque, Birolha, Gilberto, Cridão, Laudo, Mário e Alemão. Eles se reuniam no "Bar Pif-Paf". Era e é um pessoal legal, e às vezes aos sábados batiam bola no meio da rua das Olarias. Bons tempos.

Lojas do Brás

Clube que teve vida curta, mas conquistou vários troféus e teve vitórias memoráveis foi o da Lojas do Brás.

Um comentário:

LUIZ PRADO disse...

Bairro do Pari, o doce lugar, bons jogadores de futebol, CHESTER, JUTZ, HÉLIO GIGLIOLI e completando o COMETA PAULISTA, na foto os craques, o único que tenho uma recordação, QUINHÃO Onde estão SUEKI, MANÚ, VANTUIR, XIMBICA O TECNICO ÁUREO.
SUEKI seus dribles desconcertantes. MANÚ jogava no Juvenil do Juventus.
Devem ter está foto. Grato se conseguirem.