terça-feira, 29 de maio de 2012

Aliança de Santa Rosa


Fotos: Acervo do E.C. Aliança.  www.ecalianca.blogspot.com.br

Histórico

Em 1952 disputavam o campeonato municipal de futebol de Santa Rosa o Paladino F.C. e Juventus A.C.. Foi então que surgiu a idéia de se aumentar o número de clubes para a disputa futebolística municipal.

Os alunos do Ginásio dos Irmãos Maristas (hoje Colégio Santa Rosa de Lima) faziam parte de um clube denominado Cariris. Também havia um clube denominado Garani e, que igualmente era formado por alguns alunos desse mesmo educandário.

Criada a perspectiva de filiação dos clubes de futebol de Santa Rosa junto a Federação Gaúcha de Futebol, na categoria amadores, coube ao desportista Bonifácio Lopes Camões, proporcionar uma reunião entre os clubes Cariri e Guarani, tendo como local o consultório dentário de Augusto Knebel, onde hoje se localiza o Consultório Bauken, na Avenida América.

Dessa reunião participaram componentes dos dois clubes. Depois de cada grupo expor suas condições para a formação de um só clube, coube ao senhor Augusto Knebel sugerir o nome de E.C. Aliança, que nada mais era do que a fusão dos dois clubes.

Isto posto, já no ano seguinte (1953), com toda a documentação elaborada pelo senhor Bonifácio Lopes Camões e as despesas custeadas pelo senhor Augusto Knebel, surgia o E.C. Aliança que habilitou-se a filiar-se junto a Federação Gaúcha de Futebol e, disputar o seu primeiro campeonato municipal de Santa Rosa.

No do ano de 1954, tendo como local o Estádio do Pessegueiro, o E. C. Aliança se tornou Campeão Municipal de Futebol. O time campeão, era comandado pelo técnico Tenente Macedo: Alberto, Jacob, Nelson Berbigier, Neninho Massulini, Rosalino Rigo (Pinga), Cildemar Nunes Farias (Cid), Jaime, (...) Rodrigues, Romalino Pinto Silva, Fredolino Schultz (Penicilina), Neco, Helio, Adãozinho e Rubens.” : A madrinha era a senhorita Menha.

O primeiro presidente foi o senhor Bonifácio Lopes Camões. Depois, o patrono e presidente Francisco José Berta, Rosalino Vargas (presidente quando da conquista do campeonato Estadual de Amadores em 1959), Joaquim Fagundes, Armindo da Rocha, Arnildo Ceno Ulrich, Nilton Antonio de Souza e Cezar Barichello.

O E. C. Aliança foi hexa-campeão de futebol de Santa Rosa, entre 1954 e 1959. Em 1959 foi  Campeão Estadual de Amadores – série amarela.

Fruto do desempenho, até então conquistado, o E. C. Aliança recebeu diversos convites para apresentações, destacando-se o da Municipalidad de Oberá , Missiones – Argentina. Naquela cidade portenha, fazendo parte da programação oficial, em comemoração a data da Independência do vizinho país.

Aconteceram dois jogos, sendo um contra o Clube Atlético Olímpia (no sábado 24/05/1959), e o resultado foi um empate em 3 X 3 e o segundo jogo no dia seguinte contra o Atletico Oberá, cujo resultado final foi de 5 X 4 para o Aliança.

EC ALIANÇA X SC INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE

Entrega de faixas de Campeão Citadino de 1965, pelo Internacional de Porto Alegre ao E.C. Aliança de Santa Rosa

No gramado do Estádio Carlos Denardin, antes do jogo festivo, o presidente do Aliança, Antenor Grizzotti, discursa, entre: a sua direita, o presidente do Internacional, Arthur Dallegrave, Severino Grechi e outros dirigentes. A sua esquerda o diretor Rafael Strouggo.

O narrador da Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, Ataídes Ferreira, que estava no Estádio Carlos Denardin, para transmitir o jogo para o Estado, recebe da Senhora Hilda Berta, esposa do senhor Francisco Berta, presidente do Aliança, a faixa de Campeão Citadino de 1965.

Equipe do Aliança que enfrentou o Internacional e foi goleado por 8 X 0. Em pé: Canelão - Juquinha - Chico - Neco -Théo e Plinio. Agachados: Cabano -Perigoso - Juarez da Costa e Neri.
Juramento. Estádio Carlos Denardin. Falta saber o ano.

E.C. Aliança. Sem identificação.

E.C. Aliança X Bancários, na Baixada do Pessegueiro.


Ano 1962 - Estádio Carlos Denardin, clássico Aliança e Paladino. Raul Meneguini, do Aliança e Pedrinho Acosta, do Paladino ambos zagueiros.




1959. Jogo em Porto Rico, Missiones, Argentina, entre Clube Atlético X Aliança. Falta saber o ano.
1959. Campeão Estadual de Amadores, Série Amarela.



1959. Que a nossa lembrança nunca apague os bons tempos do futebol praticado em Santa Rosa nas décadas de 50 e 60. A foto memória que ilustra esta edição é de maio de 1959, quando o Aliança disputou dois amistosos em Oberá, Argentina, contra o Atlético e o Olímpia.Os amistosos faziam parte da programação alusiva ao Dia da Independência da Argentina.

Vejam o timaço do Aliança. Em pé:  Caiera - Derli - Nique Zoehler - Sabiá - Raul Meneguini - Guido e Décio Zoehler. Agachados: Elói Taquariano - Walter Wienandts - Penicilina - Alceu Malmann e Burrinho. O Aliança venceu ao Olímpia por 5 X 4. (Foto: Jornal "Noroeste", edição de 21 de março de 1997)

1956 - Em pé tenente Martins (dirigente) - Delfino Kurilo - Rosalino Rigo – Marçal - Alberto Bastos -  Décio Zoehler - Nolly Valle- Darci Zoehler - Sadi Cappellari – Diomarte e o presidente Francisco Berta. Agachados: Nilo Vargas - Chaquenho - Fredolino Schultz - Alceu Mallmann e Ramirez.
 
1955
1954. Estádio do Pessegueiro. Atletas do E.C. Aliança saudando a sua torcida. Equipe que conquistou o primeiro título municipal para o Aliança. Da esquerda para a direita:Cildemar Nunes Farias (Cid) - Lídio Grings - Adão Oliveira (Taquariano) - Neninho Massulini - (?) - (?) - (?) - Neco - Goleiro (?) - Pinicilina - Romalino Pinto e Silva.