terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Manifestações de amigos

09-12-2012

Eurico Lara de Caxias do Sul

Caro Nilo (acho que deve ser esse o nome, pelo e-mail). Eu postei um comentário no Blog sobre a matéria do Eurico Lara, mas depois não consegui mais localizar a matéria no blog e não sei se meu comentário foi gravado.

Se voce puder fazer o favor de verificar, agradeço. Por sorte, gravei o comentário e colo abaixo para você postar lá, se não deu certo minha postagem.

A respeito do termo "calaveira", ou "calavera", o apelido de Eurico Lara, postei o que segue:

"No meio dos gaúchos mais ligados ao tradicionalismo, diz-se do "calavêra" (priorizando a pronúncia) algo mais ou menos parecido ao que seria o "malandro" para o carioca; é perspicaz, jogador de truco, "ladrão" de moça (prenda), bom dançador...enfim, um gaúcho pra lá de esperto.

Mas aproveito para incrementar a história de Eurico Lara. Agora, com os festejos do final do "Olímpico" e da inauguração da "Arena" do Grêmio, tenho prestado mais atenção nas coisas do time. Na verdade, sou um gremista que saiu muito cedo de casa e fui acumulando paixões pelo caminho, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, e também torço pelo Caxias, minha terra natal.

Só agora estou sabendo quem foi Eurico Lara através desse blog, despertado pelo narrador dos festejos da inauguração da "Arena", que destaca Eurico Lara entre as projeções feitas ontem na inauguração. Pois bem, cheguemos à história que quero contar.

No bairro onde nasci, Bairro Sagrada Família, em Caxias do Sul, havia quatro times de futebol, o Shangri-Lá (do buteco do seu Plácido, na rua Nestor Moreira), o Conselheiro Farroupilha (da rua Conselheiro Dantas), o Dom Pedro (do buteco do seu Pedro, meu tio Nenê) e o EURICO LARA, do seu Tufica, onde grande parte do time era composto pelos seus filhos Cacau, Fernando,Dirceu, e talvez ainda outros que eu nunca conheci.

Nessa época eu ainda era bem criança, coisa do começo dos 70; o Eurico Lara ficava numa rua que não recordo o nome, talvez seja rua Irmão Maurício, uma pequena rua de um quarteirão apenas, à época, que iniciava em uma das extremidades da rua Nestor Moreira.

Esses quatro times eram bem próximos a minha casa, onde mora meu pai até hoje.Sempre fui curioso em saber de onde tiraram aquele nome "Eurico Lara". Naquela época, tudo o que eu conseguia imaginar é que fosse o pai ou avô do seu Tufica, algo assim, porque, pra mim, criança, era difícil imaginar que se tratasse de uma homenagem a alguém que fizera história no Grêmio.

Algumas vezes, depois de adulto, chegamos a indagar, entre irmãos de onde esse nome poderia ter saído, e a coisa sempre terminava em brincadeiras, porque, de fato, ninguém sabia e possivelmente ainda não saibam até hoje, eu acabei de saber, como disse, através da matéria desse blog.

Parabéns ao autor pela pesquisa, minha tese de doutorado foi sobre história (apesar de ser professor de Matemática) e por isso sei o quanto é valioso e prazeroso esse trabalho de arqueologia do saber.

Outra história curiosa é que no encontro da rua Nestor Moreira com essa rua onde ficava o time do Eurico Lara morava o seu "Quebra-Queixo" e sua família. A duas quadras morro acima tinha o "CTG Tropeiros do Rio Grande", fundado pelo meu pai e onde é sua casa até hoje.

Pois foi nesse lugar em que seu "Quebra-Queixo" tocou a gaitinha de botão, seu filho Roque e seu pai seu Marcílio dançaram a "Dança dos Facões" para o folclorista Paixão Côrtes catalogar essa famosa dança gaúcha.

Algum tempo depois, meu pai. seu Almiro Pereira, se tornou o Patrão do "CTG Paixão Côrtes", que ficava
na outra extremidade da rua Nestor Moreira, início de uma grande rua de Caxias do Sul, a rua Pinheiro Machado.

Enfim, reminiscências!

Denizalde Pereira, Atualmente residindo em Sinop (MT) e professor de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Observação do operador do blog:  o seu comentário foi publicado, sim. Agradeço pela valiosa colaboração
 e continue prestigiando o blog. Nilo Dias.

17-11-2012

Prezado Nilo. Primeiramente, quero lhe agradecer por ter postado no seu blog fotos do futebol da minha terra : Alvinópolis.

Agora quero lhe pedir uma gentileza, já tentei várias vezes e não consigo fotos dos três principais times amadores de Viçosa (MG): Operário, Escola de Viçosa e Atlético de Viçosa, claro dos anos 60.

Como está aí perto talvez consiga pra mim. Muito grato e um Feliz Natal para você e seus familiares. Um grande abraço e muito grato.

José Silvério de Souza Carvalho (josesilverio.carvalho@gmail.com)

Observação do operador do blog. Lamentavelmente não tenho como conseguir as fotos pedidas. Mas aproveito para pedir aos seguidores do blog, que se possível nos enviem as fotos desses clubes de Viçosa. E retribuo os votos de Boas Festas ao amigo e familiares. Nilo Dias.

21-11-2012

Segue em anexo o que eu encontrei na minha casa, em Melbourne, Australia, a respeito do Noroeste, de Bauru. Veio junto com meus livros antigos.

Abraços

Marcelo Brussi (sobrinho-neto de Irineu Marques Ferreira, o "Pe-de-Boi")


09-11-2012

Como eu queria ter visto os magiares. Nasci em 1989 e fui obrigado a crescer me encantando com Savio, Romario, Edmundo, Tulio, Bebeto. Não que não fossem bons, mas não eram completos, como jogadores de alguns esquadrões dos sonhos, do passado.

Não consigo imaginar um time com Kocsis, Czibor, Bozsik, Puskas e Hidegkuti, com a movimentação tática que tinham, perdendo para o Barcelona de hoje. 

Eliel 

19-10-2012

Belíssimo trabalho, são fotos históricas de quem ajudou a escrever a história do nosso futebol mineiro!!! Parabéns!!!! s mineiros, ano a ano (I)


Cristiano, de Barbacena (MG)