domingo, 13 de janeiro de 2013

Uma vida dedicada ao futebol amador paulista

Manoel Cardoso Neto, o popular “Mané”, um dos mais destacados atletas do futebol amador paulistano, está deixando os gramados depois de 43 anos de carreira, quando passou por vários clubes de expressão. Em todo esse tempo colecionou títulos e amigos.

Ele nasceu no dia 8 de dezembro de 1957, na capital paulista. Começou a carreira em 1969 no time de “Dentes de Leite” do “Unidos de Vila Maria”, depois de ter sido mascote do clube.

Polivalente, jogava tanto no meio de campo como na zaga, sempre com a mesma dedicação e categoria. Por essa razão foi sempre cobiçado pelas equipes da Vila Maria, tendo defendido o Benfica quando tinha apenas 15 anos de idade e chegou a condição de titular.

Jogou ainda pelo “Vasco Paulista”, que tinha um verdadeiro timaço, onde se destacava o ponteiro-esquerdo Piauí, que chegou a jogar nos profissionais de São Paulo e Corinthians.

Depois andou pela maioria dos times da Vila Maria: Flamengo, Vila Maria, Nova Neuza, que na época a torcida chamava de “molecada de outro planeta”, Nadir Figueiredo e ADC Frum, onde passou por todas as categorias e conquistou os títulos mais ambicionados do futebol amador paulistano.

Seu bom futebol chamou a atenção de clubes de fora da Vila Maria, como Sereno, Clube do Patropi, Esportivo da Penha, GM de São Caetano, onde foi companheiro na zaga do irmão de Luiz Pereira, ADPM, que no ano de 1982 contava em sua formação com “monstros sagrados” do futebol brasileiro, como Djalma Santos, Ademar Pantera, Cesar “Maluco” e Esquerdinha.

Em seus 43 anos servindo ao futebol amador da capital paulista, Manoel colecionou títulos: Campeão do Torneio da Primavera entre juvenis, que foi disputado por 32 equipes; Campeão do “Desafio ao Galo”, promovido pela TV Record; Campeão Brasileiro da Copa Arizona; Bi Campeão Paulista da Copa Arizona; Campeão da Região Sudeste da Copa Arizona; Tri Campeão da Capital, competição patrocinada pela Federação Paulista de Futebol; Tri Campeão do Estado de São Paulo, certame promovido pela Federação Paulista de Futebol, que reunia os campeões amadores da Capital e do interior e Tri Campeão do Torneio “De Paula”, promovido pela TV Gazeta.

Além dos títulos oficiais, Manoel ainda ajudou os clubes pelos quais atuou, a levantarem muitas taças e troféus em torneios e festivais, enriquecendo ainda mais sua vasta coleção de conquistas.

2012 - Confraternização dos Amigos do Manoel.

2012 - Amigos do Manoel.

2012 - Benfica Master.

2012 - Vila Maria.

1990 - ADPM.

1982 - ADPM.

1979 - Nova Neuza.

1977 - Jufis Vila Maria.

1976 - Frum B.

1975 - Frum Juvenil.

1973 - Frum, Infantil.

1972 - Frum Dentão.

1962 - Manoel, nos tempos de mascote.

2 comentários:

Unknown disse...

Betao== muito boa suas lembrancas e fico muito feliz de ter feito parte da tua infancia e da tua adolecencia e agora da nossa melhor idade.Parabens meu amigo voce mereceu tudo isso e ainda nao terminou a trajetoria.abracos.

Unknown disse...

Fiquei feliz em rever essas fotos do meu tempo de infantil da frum