segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O gigante do futebol colonial


Fotos: Acervo fotográfico do G.E. Índio

História

O Grêmio Esportivo Indio, do município gaúcho de Morro Redondo, teve o seu ínicio a partir de um grupo de jovens, que jogavam futebol no campo do senhor Antonio Reinhardt, próximo ao Armazém Reichow, que era atendido por um vendedor do café Indio. Este, vendo aquele grupo de jovens jogando, lhes ofereceu uma bola de couro, e em contrapartida deveriam colocar o nome de Índio ao time.

Surgiu ali, no dia 6 de fevereiro de 1944 o Grêmio Esportivo Índio, com as cores amarela e preta. Na época Morro Redondo era distrito de Pelotas. Com o passar dos anos tornou-se um dos clubes mais vitoriosos do futebol amador da região Sul, sendo chamado por seus torcedores de "gigante do futebol colonial".

Camiseta atual do G.E. Índio. (Foto: Camisas Gaúchas)

2012. G.E. Índio. (Foto:ACP)

2012. Veteranos do G.E. Índio. (Foto:ACP)

2012. Resevas do G.E. Índio. (Foto: ACP)

Estádio das Acácias, do G.E. Índio. (Foto: Pauinho Amaral)

1969.

Primeiro Estádio do G.E. Indio

O primeiro estádio foi construido onde hoje localiza-se o Bairro Eurico Fiss, tendo a sua transferência de local ocorrido na década de 60, quando o clube adquiriu um terreno e começou a construção de seu novo e atual "Estádio das Ácacias", localizado na Avenida das Acacias.

O local conta com uma ampla área verde, estacionamento para carros, churrasqueiras, banheiros, praça para as crianças, bar em dias de jogos e vestiários. Além de sua sede social que esta em fase final de conclusão, o que mostra a força deste clube e de sua torcida.

Inauguração do atual Estádio das Ácacias.



Imagens do Estádio das Acácias.

2009 - Campeão da Copa Intermunicipal, titulares.

2008 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.

2008 - Hexa-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

2004 - Penta-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

1984 - Tetra-campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), reservas.

1982 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.

1980 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (ACP), titulares.



1971 - Campeão da Associação Colonial de Pelotas (AC). Lance do jogo final, Índio 1 X 0 Montebonitense. (Fotos: Arquivo de fotos do G.E. Índio)

1944. Em pé: Adolfo Kutter - Elmar Wacholz - Darci Adam - Irineu Rommel - Edith Neumann - Willi Kruger - Henrique Hinz (Lico) - Rubens Buttow - Ivo (Pezinho) - Arnoldo Newmann - Júlio Machado - Norberto Milech e Derci Pereira. Agachados: Evaldo Thiel - Nelson Danda - Darci Munsberg - Nene Rommel - Egon Kuhn - Alex Danda - Rudi Ludtke e Bruno Muller. Crianças: Daniel e Carlos Buttow.

Foto antiga do G.E. Índio. (Foto: Acervo de fotos do clube)


Histórico de Morro Redondo

Um morro existente na localidade, cuja forma apresenta-se arredondada, originou o nome dados pelos tropeiros ao município de Morro Redondo. Possui aspectos predominantes da colonização alemã e portuguesa caracterizando uma arquitetura própria da região rural do sul do Estado, bela por sua simplicidade e homogeniedade.

O primeiro núcleo de moradores que estabeleceu-se na localidade data de 1865, eram agricultores descendentes de imigrantes alemães. Atualmente a constituição étnica de Morro Redondo, além de alemães (65%) conta também com italianos (15%) e mestiços (20%). Tem regiões priviliegiadas por sua natureza e tranqüilidade. A colônia da Cachoeira é um destes locais belíssimos, dispõe de diversas especialidades por ser rica em sua cultura.

A luta pela consquista da emancipação contou com o apoio de toda a comunidade, em 12 de Maio de 1988. Morro redondo pertencia ao município de Pelotas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Morro Redondo).

4 comentários:

Mirna disse...

Se os jogadores de futebol amador não tem assistência médica, eu acho que deveria ser necessária a contratação de bons serviços médicos para os jogadores, para a recuperacao de lesões musculares, bradesco saúde é uma boa, por exemplo.

Anônimo disse...

Meu nome é João Cláudio dos Anjos Rodrigues de Monte Bonito, resido em Jundiai Sp. no jogo que a foto mostra de 1971 em ÍNDIO X MONTE BONITENSE eu participei deste jogo jogando pelo Gremio Monte Bonitense.

Unknown disse...

Meu tio foi Popa goleiro do Índio por um bom tempo e meu avô Gustavo Knuth era torcedor.

Sebastião da Silva filho disse...

Meu nome é Sebastião da Silva filho ,fui quarto zagueiro do índio ,do ano de 1968 a 1970 ,estou na foto de 1969.