domingo, 13 de outubro de 2013

O Rubro-Anil Leopoldinense


Conheça a bonita história do Bonsucesso F.C. visitando o blog www.nilodiasreporter.blogspot.com

Menos de uma semana depois de ter conquistado o acesso à Série A do Carioca, o Bonsucesso estreou no dia 12 de setembro na Copa Rio, perdendo por 2 X 1 para o Duque de Caxias no "Estádio Leônidas da Silva". E quem dá nome ao palco da partida foi o homenageado da vez.

Na entrada em campo e na foto posada do acesso, o Bonsuçesso entrou em campo com uma faixa homenageando Leônidas, maior ídolo da história do clube, com os dizeres: “Parabéns Leônidas da Silva pelo ano do seu centenário. O Bonsucesso agradece."

Ontem foi o centenário de nascimento de Leônidas da Silva (06/09/1913 – 06/09/2013). O Brasil conheceu o futebol de Leônidas pelas cores do Bonsucesso. O Rubro-Anil da Leopoldina projetou o craque para uma trajetória de sucesso na Seleção Carioca, Seleção Brasileira e grandes clubes brasileiros.

A Folha Rubro-Anil homenageia este grande nome da história do futebol brasileiro ao publicar partes de uma matéria assinada por Ribeiro Marques para a Revista do Bonsucesso, Edição Especial de Aniversário, outubro de 1971 (acervo de Raymundo Quadros).

Leônidas

A “pelada” estava bem animada naquela manhã de domingo no campo do Macau, e um negrinho esperto e bastante lépido chamava a atenção dos torcedores que cercavam o campo. Era Leônidas da Silva. Num momento a “pelada” parou. Alguém chegou correndo, gritando: Leônidas... Leônidas... Leônidas, e a notícia estourou como uma bomba. Leônidas tinha sido convocado para a Seleção Carioca no lugar de Nilo que contundido não poderia jogar naquela tarde contra os paulistas.

Após mudar de roupa e ainda surpreso, Leônidas tratou de se apresentar à Federação, e a tarde deslumbrava a plateia marcando os dois gols da vitória dos cariocas sobre os paulistas, por 2 x 1.

Este foi Leônidas da Silva, o famoso Leônidas, o “Homem Borracha”, o “Diamante Negro”, que viria a ser mais tarde, o mais famoso artilheiro brasileiro, e um dos mais famosos atacantes do mundo, na década de trinta. [...]

Apesar do pouco tempo que jogou no Bonsucesso, três anos, Leônidas despontou para o futebol carioca, brasileiro e mundial, numa ascensão tão rápida, só comparada a carreira de Pelé.

O Descobridor

Leônidas foi descoberto pelo olho clínico de Lúcio de Almeida, que após conversar com Manuel Caballero sobre aquele “negrinho”, recebeu a incumbência de trazê-lo para o Bonsucesso, tendo Lúcio quebrado lanças para incorporá-lo em nossa equipe. [...]

Lúcio recorda com saudades uma partida inesquecível realizada na gávea, contra o Flamengo, quando o Bonsucesso realizando uma das suas maiores apresentações, conseguiu um honroso empate de 3 x 3, com gols de Leônidas (2) e Gradim. Lúcio,afirma que foi a maior partida disputada por Leônidas, e a equipe formou com Medonho, Alvarenga e Heitor; Nico, Eurico e Cláudio; Carlinhos, Rapadura, Gradim, Leônidas e Miro. (Ribeiro Marques)

O Bonsucesso, anos antes, já havia prestado uma outra homenagem ao ídolo Leônidas da Silva, com a presença de Pelé. (Foto:Acervo fotográfico do Bonsucesso F.C.)

Leônidas no Bonsucesso. (Foto postada por Fabinho Pinho no Facebook e publicada na revista "Rubro-Anil", postada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Menos de uma semana depois de ter conquistado o acesso à Série A do Carioca, o Bonsucesso estreou nesta quarta-feira (12) na Copa Rio perdendo por 2 a 1 para o Duque de Caxias no Estádio Leônidas da Silva. E quem dá nome ao palco da partida foi o homenageado da vez.

Na entrada em campo e na foto posada do acesso, o Bonsuça entrou em campo com uma faixa homenageando Leônidas, maior ídolo da história do clube, com os dizeres: “Parabéns Leônidas da Silva pelo ano do seu centenário. O Bonsucesso agradece.


2013. Campeão da "Taça Santos Dumont. (Foto: André Luiz Pereira Nunes - "Papo Esportivo")

Foto recente do estádio da rua "Teixeira de Castro", sem as cadeiras, o que deu mais espaço aos torcedores. (Foto:Acervo fotográfico do Bonsucesso F.C.)

1975. Excursaõ a Europa. Foto tirada no "Estádio Oviedo", na Espanha. Em pé: Nilo - Paulinho - Pedrinho - Silva - Nilson e Carlos Alberto.Agachados: Naldo - Paulo Reina - Wilson - Cabral - Marco Antônio e o massagista Abdias. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1975. Delegação do Bonsucesso na Espanha. ((Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1975. Delegação do Bonsucesso F.C., que excursionou a Europa. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1975. Capitães Cabral e Tensi, trocam cumprimentos no centro do gramado, na Espanha. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1975. Cabral recebendo premiação no "Teixeira de Castro. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1975. Cabral batendo bola no "Teixeira de Castro".  (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)




1970. Juvenil do Bonsucesso. Em pé: Ademir - Aluisio - Sombra - Sidney - Nilo e Mauro. Agachados: Márcio Seleça - Cabral - Paulinho - Silva - Fernando e Rodrigues. (Fonte: (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Década de 1970. Silva, que depois jogou no Grêmio Portoalegrense. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Década de 1970. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1952. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1950. Gradin, técnico dos profissionais. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Década de 1950. Delegação do Bonsucesso F.C. pronta para viajar ao Nordeste brasileiro. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1947. Carteira Social. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

A 13 de maio de 1940, reuniram-se no restaurante do Aeroporto Santos Dumont os presidentes dos clubes e da Liga de Football do Rio de Janeiro, num jantar de confraternização. No grupo acima, vemos além do presidente do Bonsucesso F.C., senhor D.V. Caruso, os senhores doutores Joaquim Guimarães, Bento de Faria, Alaor Prata, Mário Pollo, João Lyra Filho, Egas Mendonça, capitão Luiz Pereira, Antônio Campos, Gustavo de Carvalho e Fernando Loretti. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Posse da nova Diretoria em 1940. Ao centro o presidente Domingos Caruso, ladeado pelo benemérito Manoel Caballero e o primeiro vice-presidente eleito doutor Ênio Lepage e demais diretores. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1940. Capa da “Revista Rubro-Anil. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1940. O Bonsucesso F.C. ofereceu aos cronistas esportivos de jornais e rádios, um aperitivo que transcorreu na melhor harmonia e foi bastante concorrido, como se pode ver no grupo acima. Foram momentos felizes de confraternização. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Manoel V. Caballero, presidente do clube. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Time Juvenil, campeão invicto. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Jorge Salles. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Homenagem do Bonsucesso F.C. aos co-irmãos cariocas. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Gradin, de terno branco, técnico da equipe Juvenil. (Fonte: "Revista RubroAnil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Goleiro Dorival faz segura defesa, em jogo contra o Vasco. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. Campeão Juvenil. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Ataque da equipe Juvenil do Bonsucesso F.C., campeão de 1939.Na foto Mestiço, Justo, Carlos, Tião e Haroldo. Esse ataque marcou o recorde de 46 gols. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1939. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Década de 1930. Vista parcial do estádio do Bonsucesso, aparecendo o gramado e arquibancadas sociais. Ao contrário do que muitos supõem, o gramado era considerado um dos melhores do Rio de Janeiro, com 102 metros de comprimento e 70 metros de largura.  (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br) 

1938. Em pé: Nélson Mauro (Diretor de Esportes) - Neco - Otto - Inglês - Newton - Camisa - Mário - Carlos e Fontella (Dirigente). (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Coronel J.J. Araújo, Presidente de Honra do clube. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Aspecto da Tribuna Oficial, em cujo centro se vê o retrato do presidente Getúlio Vargas, que foi inaugurado na sede do clube, com a presença de autoridades. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Alamiro de Castro Leitão, autor da idéía de fundação do Bonsucesso F.C. Foi por longos anos zagueiro da equipe principal. Em sua residência teve lugar a reunião para fundação do clube. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Bida, valoroso atleta do clube que foi homenageado com o título de "Benemérito". (Fonte: "Revista Rubronil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Baile Infantil de Carnaval organizado pela "Legião Rubro-Anil". Na foto a chegada do "Rei Momo", no bonde do clube. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1938. Lance de Gradin. num jogo do Bonsucesso contra o América Mineiro. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1932. Time campeão de Basquetebol. Gradin é o segundo da esquerda para a direita. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

*Gradim nasceu em Vassouras no dia 15 de junho de 1908 e foi levado ao Bonsucesso por Eurico (outro grande nome rubro-anil nos anos 20) depois de jogar com destaque no Engenho de Dentro em 1927. Chegou ao Bonsucesso para disputar três partidas de um torneio, mas depois das excelentes atuações e por interferência do dirigente Manuel Caballero, foi contratado.
.

O Bonsucesso levantou o tricampeonato de 1926/27/28 da segunda divisão e ascendeu à primeira em 1929. Gradim foi uma das principais peças do elenco base desta conquista: Ary; Alvarenga e Heitor; Nico, Eurico e Octávio (Jorge); China, Rapadura, Gradim, Bida e Lúcio.

Gradim foi convocado diversas vezes para as seleções carioca e brasileira. O triunfo maior na seleção brasileira foi levantar o título da Copa Rio Branco no Uruguai em 1932, ao lado de Leônidas.

Com o primeiro salário de profissional no Cesso (500 mil réis) e luvas (três contos de réis) Gradim comprou um carro e construiu sua casa em Bonsucesso. Como jogador fora do clube da Leopoldina, Gradim foi Campeão Carioca pelo Vasco em 1934.

Depois que parou de jogar, Gradim iniciou sua carreira de treinador em 1939 na equipe juvenil do Cesso. Foi Campeão Carioca Juvenil neste ano. Como treinador de profissionais, Gradim foi Supercampeão Carioca e Campeão do Torneio Rio-São Paulo comandando o Vasco da Gama em 1958. Além do Bonsucesso, treinou também os profissionais do Fluminense.

Gradim deixou como herança aos jovens talentos do futebol carioca e brasileiro, sábias palavras: “Atletas do Bonsucesso, espelhem-se em Pelé, que é o maior e melhor exemplo de atleta de futebol, pois reúne todas as qualidades, inclusive, a humildade”.

Fontes: Revista do Bonsucesso, Edição Especial de Aniversário/Outubro de 1971, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gradim_%28treinador_de_futebol%29) - Wikipedia.


1932. Bonsucesso com Leônidas e Gradim. Foto de quando venceu o Palestra Itália. Foi o primeiro clube carioca a ganhar do time paulista. Em pé: Varela - Eurico - Leônidas - Rapadura - Loló - Otto - Prego - Marcelo e Miro. Agachados: Heitor Catira - Cozinheiro - Durval - Cláudio e Gradim (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1930. Francisco Alves, o "Rei da Voz", foi jogador do Bonsucesso F.C. Não foi um craque, mas um esforçado defensor da camisa rubro-anil. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1928. Carteira de associado. (Fonte: "Revista Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1921- Em pé: Mathias - Catraia - Eurico - Viana - Alamiro e Dona Júlia. Sentados: Flávio - Caballero - Doca - Rubens e Albérico. (Arquivo "Folha Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Bonsucesso nos primórdios. (Arquivo "Folha Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

1913. Primeira equipe formada pelo Bonucesso F.C. (Arquivo "Folha Rubro-Anil", publicada no blog http://georgejoaquim.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: