terça-feira, 12 de novembro de 2013

Raridades do futebol gaúcho

1910 - O belo "ground" do antigo Sport Club Aliança, de Itaqui. (Fonte: Itaqui Fotos Antigas)


No dia 19 de maio de 1957 foi inaugurado o "Estádio Doutor Sílvio de Fária Corrêa", na cidade de São Gabriel. Na foto histórica aparecem o craque "Camejo", autor do primeiro gol no estádio, o desportista Zamir Coirollo e os radialistas Zenon Figueiró Martins e Joel Moreira. (Foto:Arquivo de Zamir Neves Coirolo)

Foto da década de 50 ou 60, do time amador do 20 de Setembro, de Bagé. (Foto: Arquivo de Cristiano Rosa de Oliveira)

O lateral Branco, no time amador do Aimoré, de Bagé. É o penúltimo em pé, da esquerda para a direita. A história do bageense Cláudio Ibraim Vaz Leal, o Branco, é singular. Nascido em 4 de abril de 1964, aos 16 anos era titular do Aimoré do “Alto da Santa Casa”, na conquista do tricampeonato de futebol amador da cidade, em 1980. Depois, foi para os juvenis do Bagé e não levou muito tempo para se transferir para o Guarany, sob o comando de Serafim Krob. (Foto: Jornal "Correio do Sul")

Atletas do América, de Canguçu, em desfile da Semana da Pátria.Sem o ano. (Foto: picasaweb.google.com 


Anos 70. E.C. Municipal, de São Gabriel. (Foto:Arquivo de Nilo Dias)

1975. Luiz Felipe Scolari, o "Felipão", jogando pelo Caxias, no Estádio Centenário. (Foto futebolgaucho.tumblr.com)

G.E. General Osório, de Montenegro. Sem o ano. Foto enviada pelo pesquisador Douglas Marcelo Rambor)

1970. Time de Futebol de Salão do Belém, de Pelotas. Em pé: Jari (treinador) – Moisés – Fernando Xavier – Alemão – Gordo – Cantarelli e Gilberto (roupeiro). Agachados:  Nilton – Marinho – Lizandro – Cacau e Itá. (Foto: Divulgação)

1915. Flamengo, de Taquara. (Foto enviada pelo pesquisador Douglas Marcelo Rambor)

Fuss-Ball Club Manschaft Frisch-Auf, de Porto Alegre. Fonte: Pesquisador Marlon Krüger Compassi)

1958. Tupy, de Crissiumal. (Foto: Arquivo de Valentim Bressan)

O primeiro time de futebol de Tapera se chamava Sport Club Jacuy, com “Y”. Ele foi criado no começo dos anos 40, quando Tapera ainda era o 4º Distrito de Carazinho e o "Curtume Mombelli" era uma empresa nova na então vila.

Conforme Lothar Junges, dono desta preciosa foto, e que tem uma relação muito grande com a equipe, tendo em vista que o seu pai, João, foi um dos seus fundadores. As cores do Jacuy eram verde e o branco e suas camisas era listrada verticalmente.

O campo da equipe ficava atrás do Seminário Sagrado Coração de Jesus. O Jacuy fez grandes partidas na "Vila Tapera" e também fora dela. A sede da equipe ficava no "Salão Junges", onde hoje está localizado o "Clube Aliança", na esquina das avenidas XV de Novembro e Dionísio Lothário Chassot.

A vida do Sport Club Jacuy foi breve e o seu desaparecimento aconteceu após a fundação de outra equipe na vila, o Riograndense Futebol Clube. A direção do "Curtume Mombelli" proibiu que seus funcionários jogassem no Jacuy. Para não correrem o risco de demissão, todos abandonaram o Jacuy.

O "Curtume" então fundou o Riograndense. Com isso o Jacuy perdeu cinco titulares, todos das famílias Bonalto e Pillar, e se foi, para sempre. Nunca houve um confronto entre Jacuy e Riograndense, porque um veio ocupar o lugar do outro. 

As únicas coisas que sobraram do Jacuy, segundo o barbeiro Lothar Junges, foram o armário e esta foto, que ornam a sua barbearia. Ele é o mais antigo barbeiro em atividade na região.

O Jacuy e depois o Riograndense são os vovôs do futebol em Tapera. Em 1950 nasceu o Grêmio Esportivo América e em seguida o Guarani, nos anos 60. (Fonte: Fábio David Crestani - Jornalista , editor do JEAcontece e Blog do Sarico (www.blogdosarico.com)

Esporte Clube Independente, de Campo Bom. Sem identificação. (Foto: Divulgação)

Esporte Clube Independente, de Campo Bom. Sem identificação. (Foto: Divulgação)

Grêmio Esportivo Brasil, da Swift de Rio Grande. Sem identificação. (Foto: Divulgação)

1954. Grêmio Esportivo Florestal, clube amador de Porto Alegre, tri-campeão da cidade. Em pé: Deovaldo Acunha (técnico) -  Helmuth - Ivo - Cláudio - Hélio e Edgar. Ajoelhados: Carlos - Décio - Arnaldo - Tota e Sady. (Foto: Divulgação)

1932. S.C. Americano, de Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

1932. Atletas do S.C. Americano, de Porto Alegre, sem identificação. (Foto: Divulgação)

Lance de um jogo do S.C. Americano, contra o Cruzeiro, também de Porto Alegre. Sem identificação. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: