sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Bajado", o artista coral

Euclides Francisco Amâncio, o “Bajado”, foi um festejado artista popular da cidade de Olinda. Nascido no dia 9 de Dezembro de 1912, na cidade de Maraial (PE), viveu em Catende (PE) onde trabalhava pintando cartazes de filmes para o cinema local até se mudar para o Recife, em 1934. Seu contato com o Carnaval deu-se por intermédio do bloco “Os Donzelinhos dos Milagres”.

A partir de então, "Bajado" passou a retratar os inúmeros blocos e troças carnavalescas da cidade de Olinda. Foi um dos fundadores do “Movimento Artístico da Ribeira” criado em 1964 para divulgar os trabalhos dos artistas populares de Olinda. As obras de "Bajado" eram comercializadas apenas na cidade de Olinda e ficavam expostas em estabelecimentos comerciais, sedes de agremiações carnavalescas e em diversas residências. Bastante humilde, nunca se preocupou em divulgar seus quadros.

A ponte entre "Bajado" e as galerias de arte aconteceu quando um italiano, Giuseppe Bacaro, percebendo o talento do artista, começou a agenciá-lo. "Bajado" passou a ser tratado como um artista importante e expôs em galerias de diversas capitais brasileiras.

Usando o sugestivo slogan: “Bajado, um artista de Olinda”, ele ganhou o mundo com sua arte sendo homenageado, inclusive, pela Unesco, em 1994. "Bajado" faleceu em 1996, aos 84 anos, em sua residência, na rua do Amparo, Olinda.

"Bajado" era um artista do povo, deve ser por esse motivo que ele era um fervoroso torcedor do time do povo, o Santa Cruz. Abaixo, algumas obras do artista em que ele homenageia o seu time do coração. Um dos quadros é inteiramente dedicado ao Santa Cruz. Nos outros, sempre aparece algum personagem com a camisa tricolor, uma indicação subliminar da sua paixão pelo clube. (Fonte: http://www.arquivocoral.com.br/2010/03/blog-post_28.html)

Bajado (Foto revista "Placar", em 1986)


quinta-feira, 18 de julho de 2013

Coleção Linhares

Trata-se de um conjunto de jornais e revistas publicados em Belo Horizonte no período de setembro de 1895 a dezembro de 1954.

A Coleção Linhares tem as suas raízes no final do século XIX, quando o jovem Joaquim Nabuco Linhares descobre o seu interesse pela imprensa e começa a formar uma coleção das publicações periódicas - jornais e revistas, de natureza “efêmera ou permanente”, “artesanal ou amadora” – que eram publicadas em Belo Horizonte.

Linhares nasceu em Ouro Preto em 1880 e se transferiu para Belo Horizonte quando da mudança da capital. Desde então, se lançou à tarefa de coletar exemplares de jornais e revistas que surgiram e desapareceram durante o tempo em que residiu na cidade.

À medida que reunia as publicações, Linhares se dedicava cuidadosamente à catalogação do material recolhido, descrevendo a sua natureza, formato, propriedade, periodicidade, redação e duração. Assim, Linhares não se limita ao desejo de colecionar o "objeto de sua paixão" e produz a sua monografia, reunindo 839 resenhas de títulos que circularam em Belo Horizonte no período de 1895 a 1954. O material reunido é considerado de “inusitada importância para a memória da cidade e sua imprensa”.

A coleção de Linhares foi adquirida de sua família, a preço simbólico, pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1976, passando a ser denominada "Coleção Linhares". Desde então, o acervo permaneceu sob a guarda da Biblioteca Universitária, estando disponível para consulta da comunidade universitária e do público em geral.

Visando a preservação dos jornais e revistas da Coleção Linhares, parte do acervo foi microfilmada e digitalizada através do Projeto "Criação da Biblioteca Digital Linhares" financiado pela FAPEMIG. Abaixo algumas fotos de antigos jornais esportivos, editados em Minas Gerais.

1949 - Folha de Minas Esportiva.

1949 - Folha de Minas Esportiva.

1949 - Folha de Minas Esportiva.
1946 - O Amadorista.
1946 - O Amadorista.

1946 - O Amadorista.

1946 - O Amadorista.

1946 - Diário Esportivo.

1930 - Folha Esportiva.

1930 - Folha Esportiva.

1927 - Jairo e Orion, do Atlético Mineiro. (Foto: Gazeta Esportiva de Belo Horizonte)

1927 - Ivo e Chiquinho, do Atlético Mineiro. (Foto: Gazeta Esportiva de Belo Horizonte)

1917 - O Foot Ball.

1917 - O Foot Ball.

1917 - O Foot Ball.
1917 - Gazeta Esportiva.