quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O "Galo Azul" de Rio Claro


Fotos: Memorial do Rio Claro F.C.

Histórico

O Rio Claro Foot-Ball Club, nomenclatura em inglês, foi fundado em 9 de Maio de 1909 pelos ferroviários Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine, João Lambach e o professor Joaquim Arnold, portanto em 2011 completou 102 anos de existência.

Considerando o ano de 2011 o Rio Claro FC é o terceiro clube mais antigo em atividade no futebol profissional do Estado de São Paulo, atrás da A.A. Ponte Preta de 1900 e da A.A. Internacional de Bebedouro de 1906. Só depois do Rio Claro F.C. é que foram fundados os grandes clubes da capital.

Em 104 anos de existência, o Rio Claro F.C. utilizou quatro estádios para mandar seus jogos e/ou treinos:

De 1909 até 22 de Março de 1914 - Campo que existia no Bairro Cidade Nova.
De 29 de Abril de 1914 até 1930 - Campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista. De 1931 até o ano de 1972 - Antigo Estádio Municipal, hoje Espaço Livre de Convivência do Centro. E de 28 de Janeiro de 1973 até os dias atuais - Atual Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho.

Durante o ano de 1909 o Rio Claro F.C. só treinou. Em 23 de Janeiro de 1910 o jornal "O Alpha" noticiou o primeiro jogo realizado em Rio Claro contra o S.C. Caramurú da cidade de Cordeirópolis, hoje extinto. Rio Claro F.C. 2 X 0. 

O Rio Claro F.C. teve a primeira participação em campeonato oficial no ano de 1915, pela Liga Oeste. O Campeão foi o Jaboticabal Atlético. Em 1915 foi formado o Juvenil do Rio Claro F.C. 

No dia 27 de Agosto de 1916 foi inaugurada a arquibancada no campo do Grêmio dos Empregados da Companhia Paulista na partida contra a A.A. das Palmeiras, clube que pertencia à Primeira Divisão. Rio Claro F.C. 1 X 0. Renda: 748$500 (setecentos e quarenta e oito mil e quinhentos réis).

O primeiro jogo amistoso com um time grande de São Paulo foi contra o S.C. Corinthians Paulista realizado no dia 25 de Dezembro de 1916, dia de Natal, festividade promovida pela diretoria do Grêmio. SC Corinthians Paulista 3 X 2.

No dia 15 de Abril de 1917 foi a vez do Rio Claro F.C. receber a visita do Palestra Itália, hoje S.E. Palmeiras. O jornal noticiou que compareceu um grande público para ver esta partida. Palestra Itália 2 X 0.

No ano de 1918 foi formado o Infantil do Rio Claro F.C. O Rio Claro F.C. foi o segundo clube do Estado de São Paulo a viajar de avião em .04 de Setembro de 1948, para enfrentar o C.A. Votorantim em Votorantim.

Durante a sua existência o Rio Claro F.C. teve centenas de conquistas ganhando torneios, jogos festivos, etc. Mesmo sem estar disputando o campeonato amador da cidade há muitos anos, ainda assim, ao lado do tradicional Cidade Nova F.C., é o Rio Claro F.C. que possui o maior número de títulos conquistados, nove no total.

Entretanto, o mais importante de todos foi o título de Campeão Paulista de 2001 da Série B-1 e os constantes acessos até chegar ao Paulistão de 2007, 2008 e 2010 com os técnicos Paulo Roberto Santos (2006) e Karmino Colombini (2009).

Retornando à Série A1 do futebol Paulista em 2014 após ganhar do Red Bull Futebol e Entretenimento Ltda. no Quadrangular Final Campeonato Paulista de Futebol - Série A2 2013. 

O Rio Claro FC, esquadrão centenário, tem em seus símbolos o registro de tradições; símbolos esses que por décadas representaram não só uma equipe ou um clube, mas várias pessoas, uma torcida, um sentimento. 

E estes símbolos, por gerações, despertaram em diferentes pessoas, o mesmo sentimento: o amor e a paixão pelo "Galo Azul". Ao longo de seus 104 anos, o "Galo Azul" já teve diferentes escudos. 

O uniforme adotado pelo Rio Claro F.C. desde o início de sua história é predominantemente Azul, com a camisa na cor azul escura e calção na cor branca. .

A mascote do Rio Claro F.C. é o "Galo Azul". O animal foi adotado como símbolo do clube graças ao mascote do maior rival do Rio Claro, que é o Velo Clube e possui um galo vermelho. Por conta disso, o Rio Claro adotou seu "Galo Azul" como mascote.

Uma verdadeira disputa de “galos” originou a mascote do Rio Claro Futebol Clube, conhecido como "Azulão". Na época, era comum o uso de "Galo" como mascote, em referência aos galos de rinha, que via de regra apresentavam aguerrimento e fibra durantes as "brigas". 

Em Rio Claro, devido a rivalidade local, o Rio Claro F.C., em referência às suas cores oficiais, passou a utilizar como mascote o "Galo Azul" e o time contrário, o “Galo Vermelho”.

O Estádio Municipal Doutor Augusto Schmidt, conhecido por "Schmidtão", é um estádio de futebol da cidade de Rio Claro, no estado de São Paulo.
Foi inaugurado com o nome de Dr. Álvaro Perin, e o Rio Claro convidou a participar das solenidades de inauguração do estádio, o Corinthians, o São Paulo, e o Velo Clube, que realizaram três partidas contra o anfitrião.




Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 9 de maio de 1909 pelos ferroviários Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine, João Lambach e o professor Joaquim Arnold. Atualmente disputa a Série A2 do Campeonato Paulista porém já está classificado à Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol em 2014.

Estádio Schimitão.
























A mascote do Rio Claro FC é o Galo Azul. O animal foi adotado como símbolo do clube graças ao mascote do maior rival do Rio Claro, que é o Velo Clube e possui um galo vermelho. Por conta disso, o Rio Claro adotou seu Galo Azul como mascote.

Uma verdadeira disputa de “galos” originou a mascote do Rio Claro Futebol Clube, conhecido como Azulão. Na época, era comum o uso de "Galo" como mascote, em referência aos galos de rinha, que via de regra apresentavam aguerrimento e fibra durantes as "brigas". 

Em Rio Claro, devido a rivalidade local, o Rio Claro FC, em referência às suas cores oficiais, passou a utilizar como mascote o Galo Azul e o time contrário, o “Galo Vermelho”. Uma verdadeira disputa na cidade originou a escolha do mascote do Rio Claro FC, conhecido como Azulão.

Durante os anos 40, era comum o uso do "GALO" como mascote para os clubes de futebol em referência aos “galos de rinha”, popularmente conhecidos como “galos de briga” que, via de regra, apresentavam garra e fibra por questão de sobrevivência durante as brigas (rinhas), sob os interesses de vultuosas apostas de seus donos e seguidores.

Em Rio Claro, a rivalidade é tão grande que o Rio Claro FC, na época, elegeu como mascote o “Galo Azul” devido às nossas cores oficiais, Azul e Branco e o rival o Galo Vermelho, também devido às suas cores.