sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"Nho Quim" centenário

Leiam no blog www.nilodiasreporter.blogspot.com a bonita história do E.C. XV de Novembro, de Piracicaba (SP)

Estádio Barão de Serra Negra.

Portal do XV de Novembro. (Foto: Panorâmio)

2013. Ana França, "Gata" do XV no "Paulistão". (Foto: Federação Paulista de Futebol- FPF)

2013. Jovens torcedores com o time de profissionais.

2013. Equipe Master do XV, com torcedores mirins do clube. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

José Maria Cervi, o "Russo", 86 anos, ex-jogador do XV, nas comemorações do "Centenário" do clube. (Foto: jornal "Folha de São Paulo)

Antônio dos Santos, o "Cardeal", 92 anos, nas comemorações do centenário do clube.

Dejandir Jorge Müller, o "Nenê", ex-jogador do clube. (Foto: Fábio Mendes/Unimep)

Hélio Fernando Sacconi, ex-goleiro do XV. (Foto: Fábio Mndes/Unimep)

Lauriberto Brocco, o "Broca", ex-técnico de basquete do clube. (Foto: Fábio Mendes/Unimep)

Édson Rontani Júnior, autor do livro "Nho Quim", que conta a história do mascote do clube,distribuído durante os festejos do "Centenário do XV de Novembro". (Foto: Divulgação)

Capa do livro "Nho Quim - A história que eu conheço", de Édson Rontani Júnior. Com 196 páginas, a publicação traz 15 capítulos sobre a origem, a trajetória do clube, os principais títulos, as viagens internacionais, as conquistas das equipes de basquete, os dirigentes que passaram pelo clube e os personagens que marcaram a história, além da ligação do alvinegro com Piracicaba.

No livro também estão reunidos vários episódios, tais como o famoso gol do ex-jogador José Maria Cervi, o "Russo", que cobrou um escanteio e foi, ele próprio, o autor do gol que deu o empate ao Nhô Quim, no ano de 1949; e o primeiro gol de Pelé com a camisa do Santos, em 1957, em jogo contra o XV válido pelo Campeonato Paulista e que terminou com a vitória santista, por 5 X 3. Um dos destaques também é a seleção do centenário, que elegeu, através de votação, 11 atletas e um treinador que marcaram a vida do clube piracicabano.

O Nhô Quim foi criado por Edson Rontani em 1948 quando o E. C. XV de Novembro chegou à elite do futebol paulista. Nos anos seguintes, sua divulgação era feita em murais situados em bares do centro de Piracicaba.

Em 1952, o “Jornal de Piracicaba” publicou o primeiro registro da personagem, numa época em que era necessária a matriz de desenhos em clicheria, motivado pela ausência de máquinas off-set. Rontani deu vida ao Nhô Quim em charges semanais publicadas entre 1950 a 1996 em jornais (Jornal de Piracicaba e Diário de Piracicaba), revistas e outras publicações. (Foto: Divulgação)

O extinto “O Diário de Piracicaba” publicou esta charge em 30 de dezembro de 1992. Foi feita por Edson Rontani após solicitação de Arthêmio di Lello, ambos amigos desde a juventude até o falecimento do primeiro. Ilustrou a coluna do “di Lello” intitulada “Bons tempos ... a história da foto”.

Na ocasião, o “Nhô Quim” vibrava em cima da taça do "Torneio Início", realizado em janeiro de 1949, assim que o time subiu pela primeira vez à elite do futebol paulista. O desenho original ... não se sabe de seu paradeiro.

Mas, a reprodução, a partir da folha do jornal e depois trabalhada com softwares que operam milagres, proporcionou sua reutilização para que estampasse o logotipo do "Carnaval 2013" de Piracicaba, através da Secretaria de Turismo, competentemente coordenada pela secretária Rose Massarutto.

A apresentação oficial do "Carnaval" deste ano ocorreu na sexta-feira, dia 25, no Teatro do Engenho Central. A arte final, toda colorida, utilizada nos dias de folia foi elaborada por Fábio Soldera Grecchi do Centro de Comunicação Social da Prefeitura. (Foto: Publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Jr.)

2013. Logotipo do "Carnaval" de Piracicaba.



2011. Campeão Paulista da Série A2. (Foto: www.sorocabaesportes.com)

2011. Time base no "Paulistão da Série A2. (Foto: Fábio Mendes)

2009. Futebol feminino. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

2007. (Foto: Orlando Lacanna)

1998. Em pé: Alencar - Leandro Silva - Sandro - Zé Carlos - Cuca e Wagner. Agachados: Daniel Frasson - Rogerinho - Caio Júnior - Deyves e Gauchinho. (Foto:Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)

1995. (Foto: Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)

1996. Goleiro Alencar.

Ademir Carloni, importante lateral do E. C. XV de Novembro de Piracicaba no início dos anos 1980. Com sua simpatia peculiar, "Mika", como é conhecido, mantém uma loja de presentes muito bem frequentada na rua Boa Morte, Centro de Piracicaba. (Foto: Extraída do livro "XV de Piracicaba", de Rocha Netto, publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

1981. Jogo contra o Santo André.

1980. O deputado estadual Jairo Ribeiro de Mattos anima-se em discurso realizado no Sesc-Piracicaba, durante solenidade comemorativa a mais um aniversário da conquista da Lei do Acesso de 1948 que levou o E. C. XV de Novembro, de Piracicaba à "Divisão Principal" do futebol paulista.

Na foto: ???, Walter Zoccoli (gerente do Sesc-Piracicaba), Jairo Mattos, Ludovico Trevisan, Sato, ??? e Airton Pinassi. (Foto: sem autoria de acervo particular. Publicada no blog "A foto e a história", de Edson Rontani Júnior)

Campeões da Lei do Acesso em 1948 posaram para este foto em 15 de novembro de 1980, tirada no Sesc Piracicaba. Grandes estrelas veneradas pela torcida alvinegra, aqui perfiladas: Russo, Sato, Picolino, Mário Rensi, Cardeal, Ari, Bita, Gatão, Strauss, Rabeca, Adolphinho, acompanhados de Rocha Netto, agachado à frente. Foto sem autoria identificada de acerto pessoal, publicada no blog "A foto e a história", de Edson Rontani Júnior)

1979. (Foto: Milton Neves)

1978. Zé Luis. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

1977. Ingresso histórico, do jogo XV de Novembro 1 X 0 Flamengo, do Rio de Janeiro, pelo Campeonato Brasileiro de 1977.

1977. Nardela marcou o gol que deu a vitória ao XV, frente o Flamengo, do Rio de Janeiro, pelo "Campeonato Brasileiro)

1976 - Almeida, Piranga e Capitão.

Muito antes de existir esta denominação, Cícero Correa dos Santos personificava o "Nhô Quim" nos anos 60, não apenas nas partidas do E. C. XV de Novembro, como também nas festividades tradicionais de Piracicaba.

Esta foto, tirada em fevereiro de 1968, mostra a personagem em carne e osso, na qual Cícero se espelhava para animar as pessoas. E olha que isso exigia muita coragem, demonstrada talvez por sua paixão pelo alvinegro local.

O "Nhô Quim" surgiu em 1948, quando o time subiu pela primeira vez para a "Divisão Principal" do futebol paulista. Por quase cinco décadas desfilou pelos jornais da "Noiva da Colina", além de estampar flâmulas, adesivos e panfletos.

Cícero, renomado fotógrafo de Piracicaba, deixou sua marca não apenas na arte de “tirar retratos” como também por ser um dos primeiros avatares da contemporaneidade local. (Foto: Publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

1976. (Foto: Milton Neves)

1975. Campeão do "Torneio José Ermírio de Moraes Filho.

1972. (Foto: Milton Neves)

1971. (Foto: Milton Neves)

1971. (Foto:Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)

Anos 1970. (Foto: Milton Neves)

1968. (Foto: Milton Neves)

1968. (Foto: Milton Neves)

1968. (Foto:Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)

A sempre atenta lente de Idálio Filetti captou essa imagem nos anos 60 no Estádio "Barão da Serra Negra", então em construção. Na “geral” do estádio, torcedores voltam seus olhares para uma pessoa que, talvez pela demora da bola em campo, acabou caindo no mais profundo sono. Risos à parte, uma sacada de mestre do grande Filetti. (Foto: Publicada no blog "A foto e o futebol", de Èdson Rontani Júnior)

Foto aérea de autoria desconhecida tirada no primeiro semestre de 1968. O Estádio Municipal "Barão de Serra Negra" havia sido inaugurado oficialmente em janeiro daquele ano. Nota-se que quase todos os 30 mil lugares estavam ocupados para uma das partidas do E. C. XV de Novembro. 

A foto traz um pouco de nostalgia ao lembrarmos de um período em que definia-se a ocupação da área, notando que, acima à direita, ainda não havia o Ginásio Garcia Netto nem mesmo a piscina municipal, espaço ocupado, então, para estacionar veículos. (Foto: Publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

Existe uma história, a qual não é desmentida por ninguém, de que Piracicaba parou por um dia. Outros dizem que isso é mentira. Pois ela parou por vários dias. Foi quando os piracicabanos aguardavam a decisão do “Torneio do Acesso ao Futebol Profissional de 1967”.

A cidade acompanhou na expectativa as três partidas do triangular decisório. Parou também para comemorar a vitória do E. C. XV de Novembro e para receber como heróis os jogadores do alvinegro local. Toda essa festividade ocorreu em janeiro, encerrando assim as comemorações do bicentenário de fundação do município. (Foto: Publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)


Após subir para a divisão principal do Paulistão, o E. C. XV de Novembro passou a ser retratado pela pena de muitos artistas, embora a versão mais conhecida e longeva (49 anos seguidos) foi a criada por Edson Rontani e publicada nos jornais locais, incluindo esta “Tribuna” na década de 1990. Porém, a mídia da capital também possuía sua versão do caipira alvinegro, como esta publicada no semanário “O Governador”, em que o Nhô Quim leva uns côcos na cabeça atirados pelo papagaio do Palmeiras. O Nhô Quim foi desenhado por artistas como Nino Borges, Messias de Mello, Almir Bortolassi e Manolo, com ênfase em “O Governador” e em “A Gazeta Esportiva”. (Foto: publicada no blog "A foto e a história, de Edson Rontani Júnior)

O carnaval de 1968 foi “antecipado” para janeiro, sendo que, em meados deste mês, o E. C. XV de Novembro sagrou-se campeão da "Lei de Acesso" do Campeonato Paulista de 1967. A cidade parou para comemorar a vitória que levou o “Nhô Quim” de volta à elite do futebol estadual. 

Semanas depois, a comemoração ainda continuava. Foi no "Carnaval" realizado no Clube Cristóvão Colombo (sede central) que Cícero Correa dos Santos clicou este “retrato”, no qual aparecem o "Rei Momo" (Antonio José, radialista da Rádio Alvorada e da Rádio Municipal F.M.) e o comendador Humberto D’Abronzo, então presidente do alvinegro local. 

Memória de um carnaval que até então era comemorado com todo entusiasmo nos clubes sociais e recreativos, em um período que antecedeu a criação de escolas renomadas como "Ekyperalta", "Ekypelanka" e "Zoon-Zoon". (Foto:Acervo pessoal de Édson Rontani Júnior, publicada no blog "A foto e a história))

1968. Foto tirada na então "Rádio A Voz Agrícola", de Piracicaba (da Rede Piratininga de Rádio), que depois foi "Rádio Alvorada", cuja frequência, hoje é ocupada pela "Onda Livre A.M." No estúdio, diante do microfone "Boca de Jacaré", o comendador Humberto D'Abronzo (sentado) é entrevistado logo após a conquista da Lei do Acesso de 1967, quando o E. C. XV de Novembro retornou à "Divisão Principal" do futebol paulista, tendo ficado dois anos na "Segunda Divisão". Atrás, entre vários, Jamil José Neto (camisa branca, sem óculos) e Xilmar Ulisses (à direita) (Foto: Blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

Janeiro de 1968. O governador do Estado de São Paulo, Abreu Sodré, segura junto ao presidente do XV, comendador Humberto D’Abronzo, a taça pela conquista da "Lei do Acesso de 1967". O time havia sido rebaixado dois anos para a "Segunda Divisão" do Paulistão e conseguiu com muita dedicação o retorno à "Principal". Do lado direito, o prefeito Nélio Ferraz de Arruda. (Foto: blog "A foto e o futebol", de Édson Rontani Júnior)

Confusão no meio de campo no Pacaembu, na noite de 17 de janeiro de 1968, quando disputavam a única vaga do Torneio Acesso de 1967 o XV de Novembro e o Bragantino. (Foto: Acervo pessoal de Edson Rontani Júnior)

1967. (Foto: Milton Neves)

16 de julho de 1967. O E. C. XV de Novembro de Piracicaba preparava-se para mais uma disputa rumo à conquista da "Lei do Acesso" daquele ano. Em pleno "Barão da Serra Negra", os jogadores ladeados por pessoas como o prefeito Luciano Guidotti, doutor Mello Ayres, o massagista Índio, o presidente Humberto D'Abronzo e Rocha Netto. (Foto: blog "A foto e o futebol", de Édson Rontani Júnior)

1967. (Foto: Milton Neves)

1965. (Foto: Milton Neves)

1960. (Foto: Milton Neves)

1959. (Foto: Milton Neves)

1957. (Foto: Milton Neves)

1957. Em pé: Tico Rensi - Mathias - Pepino - Salvador - Biguá e Geraldo Scotto. Agachados: Bertinho - Arlindo - Tito - Gatão e Nelsinho. (Foto: blog "A foto e a história", de Edson Rontani Júnior")

"Mazzola" nasceu em Piracicaba, em 24 de julho de 1938, jogando no Esporte Clube XV de Novembro de 1956 a 1958, numa época em que apenas o rádio registrava os eventos futebolísticos não apenas na cidade mas em todo o país.

Diz a história que foi um excelente profissional de rápida ascensão. Antes, atuou no Clube Atlético Piracicabano de 1950 a 1954, quando conheceu os diretores Armando Dedini e Humberto D'Abronzo que buscavam, na época, colocar o time na divisão principal do futebol paulista, alegando que Piracicaba precisava de mais de um time além do E. C. XV de Novembro. 

José João Altafini. Brasileiro radicou-se na Itália, ganhou o apelido de "Mazzola" na Europa pela semelhança com o jogador italiano Valentino Mazzola. Defendeu o Palmeiras e a Seleção Brasileira na Copa de 1958.


Em seguida, foi para o Milan.Passou também por Juventus e Napoli. Naturalizado por sua origem familiar, jogou também pela seleção da Itália. Hoje "Mazzola" trabalha como comentarista na televisão italiana. (Foto: Blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

1957. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

1957. Lance do jogo final entre XV de Novembro, representando o Brasil, de uniforme mais escuro e Seleção Argentina, no "Luna Park" pela decisão da Copa do Atlântico.de Basquete. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

Piracicaba foi o berço de esportistas como Renci, Pecente, Wlamir, Waldemar Blatkauskas e muitos outros. Nos anos 50, o Basquete da cidade chegou a ter um destaque nunca imaginado. O time masculino do XV de Novembro chegou a viajar ao exterior para participar de diversos torneios. Na foto de hoje, clicada pelo mestre Idálio Filetti, um flagrante da partida inicial dos Jogos do Obelisco que a cidade sediou em 1956, no Ginásio Municipal, em fase de finalização de suas obras. (Foto:Acervo pessoal.de Édson Rontani Júnior, publicada no blog "A foto e a história")

1948. Sato. (Foto: (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

Cardeal, atacante nos anos 1947 e 1948.

1948. Linha de frente do XV, com Sato. (Foto: www.históriasdoxv.com - facebook.com/historiasdoxv)

Foto envelhecida pelo tempo, cedida pela escritora Ivana França Negri. Mostra partida do E. C. XV de Novembro de Piracicaba e Ponte Preta no Estádio Roberto Gomes Pedrosa em 29 de novembro de 1947. (Foto: publicada no blog "A foto e a história", de Édson Rontani Júnior)

1947. Bi-Campeão do Interior. (Foto: Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)

1944. Nesse jogo aconteceu a entrega das faixas de "Campeão da Cidade" ao XV, além do aniversário de 31 anos do clube. (Foto: Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)


1944. Time entrando em campo. (Foto: Milton Neves)

1913. Carlos Wingeter, primeiro presidente do XV. (Foto:Acervo fotográfico do E.C. XV de Novembro)


1913. O XV de Novembro de Piracicaba nasceu da fusão entre o “12 de Outubro” e o “E.C.Vergueirense”. Sua fundação foi em 15 de novembro de 1913, mas em 11 de outubro do mesmo ano o “Jornal de Piracicaba” publicou a noticia de que mais um clube de “foot-ball” seria inaugurado em Piracicaba, intitulado como XV de Novembro.