terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Futebol de Carazinho

Um agradecimento especial a jornalista Francine Menin, da Ulbra, de Carazinho (RS) por sua providencial ajuda na coleta de muitas das fotos que publicamos abaixo. E também ao pesquisador Douglas Marcelo, Rambor, de Três Coroas (RS) pelo apoio que tem dado ao nosso blog.

Vista aérea do Estádio Paulo Coutinho. (Foto: www.atleticocarazinho.com.br)

Pavilhão social do Estádio Paulo Coutinho (Foto: www.segundonagaucha.com)

Gramado e pavilhão social do Estádio Paulo Coutinho.

Estádio da Vila Industrial campo do Glória que até hoje abriga o campeonato amador da cidade.

A Associação Atlética Carazinhense surgiu após o fechamento do Clube Atlético de Carazinho, que encerrou suas atividades em 31 de dezembro de 1996, com inúmeros problemas financeiras e administrativos.

O novo clube disputou os campeonatos gaúchos da "Terceira" e depois da "Segunda Divisão de Profissionais", de forma ininterrupta, desde a sua fundação até o ano de 2006. Disputou também, durante três anos, a "Copa da Federação Gaúcha de Futebol" e sempre buscou valorizar os atletas formados em suas categorias de base.

O clube encerrou suas atividades no dia 5 de janeiro de 2007 e ficou licenciado da Federação Gaúcha de Futebol durante esse ano, em razão de uma pena de suspensão aplicada pelo TJD. No dia 11 de janeiro de 2008, foi eleita e empossada a nova diretoria, para o biênio 2008/2010, tendo como presidenta a desportista Daniela Portilho da Silva.

A equipe disputou o Campeonato Estadual da categoria Juvenil no ano de 2008, tendo como treinador o professor Carlos Eduardo Gomes.

2002. A Associação Atlética Carazinhense foi representante da cidade no futebol profissional, por 10 anos. Lance de um jogo contra o Internacional, de Santa Maria, pela "Segundona Gaúcha". (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

O Clube Atlético de Carazinho foi fundado no dia 1º de Julho de 1970, como resultado da fusão das duas tradicionais agremiações esportivas de Carazinho, o G.A. Glória, fundado em 07/09/1933 e o Veterano Futebol Clube, fundado em 25/10/1933, passando, desde então, a ser o grande representante da cidade no cenário esportivo gaúcho.

Por suas façanhas e brilhantes vitórias em todo o Estado, o Clube Atlético ganhou o carinhoso apelido de "Galo da Serra".

O Clube Atlético de Carazinho faz parte do Conselho Administrativo da Fundação Desportiva e Cultural de Carazinho (Fundescar), que é a proprietária dos estádios do G.A. Glória e Paulo Coutinho.

Atlético, em 2013. (Foto: Divulgação)

Atlético, em 2012. (Foto: Jornal "Diário da Manhã", edição de Carazinho)

Briga generalizada no estádio Paulo Coutinho, no jogo Atlético X Aimoré, de São Leopoldo, pela Segundona 2012. (Foto: Jornal "Diário da Manhã", edição de Carazinho)

Atlético, em 2011. (Foto: Marcelo Marcos)

Atlético, em 2010. (Foto: Divulgação)

Atlético, em 2009. (Foto: Blog "Galo da Serra")

Atlético sem identificação. (Foto: Bruno Osório)

Atlético sem identificação. Foto: Peleia FC)

1994, campeão da 2ª Divisão. (Foto: Arquivo do Atlético de Carazinho)

Atlético, década de 1990. (Foto: Divulgação)

Década de 1970. (Foto:  Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

1975. Campeão do Interior, depois de vencer o Caxias em dois confrontos, ambos por 1 X 0.(Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Lances do jogo Atlético X Grêmio no Paulo Coutinho, em 1975. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)


Lances de um jogo do Campeonato Gaúcho de 1975, Atlético 0 X 1 Internacional, de Porto Alegre. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Tarso Martini, natural de Cruz Alta, avante do Atlético que caiu nas graças da torcida, por ser o goleador das duas primeiras fases da Copa Governador de 1974. Esteve no elenco desse ano que foi "Campeão do Interior". (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)


Seleção Gaúcha do Interior, campeã da "Copa Atlântico Sul". (Foto:  Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Fioreze e Raul, convocados para a Seleção Gaúcha do Interior. A cidade de Carazinho foi escolhida como sede da Seleção Gaúcha do Interior, quando foram convocados os atletas e concentrados no Estádio Paulo Coutinho. A convocação feita pelo treinador Chiquinho, para o torneio internacional "Taça Atlântico Sul", foi a seguinte:

Goleiro: Hugo (AESA); Laterais: Espinosa (Atlético), Luiz Carlos (Gaúcho), Betinho (Atlético), Mujica (Ipiranga) e Celso (Atlético); Zagueiros: Osvaldo (Atlético), Fioreze (Atlético); Médios: Raul (Gaúcho), Zico (Ipiranga) e Julinho (AESA). Atacantes: Téio (Atlético), Leivinha (Gaúcho), Luiz Freire (Gaúcho), Adilson (AESA), Maurinho (AESA), Romualdo (Atlético) e Joel (Atlético).

Ainda foram convocados o goleiros Valdir (Ipiranga), Raul (São Luiz) e Ciro (Ipiranga). Os jogos foram realizados no Estádio paulo Coutinho, em Carazinho e no "!Colosso da Lagoa", em Erechim. 

A Seleção venceu o Peñarol, do Uruguai por 2 x 1, o Avai, de Florianópolis por 1 X 0, o News Old Boys, da Argentina por 1 X 0 e empatou em 0 X 0 com o Nacional, do Uruguai e com o Racing, da Argentina, conquistando o título de forma invicta. (Foto:  Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)


  Tiradentes F.C., de Carazinho, sem identificação. (Foto: Mundo dos Escudos)



O Veterano F.C. foi fundado no dia 25 de outubro de 1993. A sua Sede fica na Rua Marcílio Dias, 931 – no bairro da Vila Santo Antonio. O seu Estádio é o "Jalde Negro".

O Veterano F.C. participou uma vez no futebol profissional. Em 1953 disputou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, onde fez parte da ‘Chave 2’, que ainda contou com o Grêmio Esportivo e Recreativo 14 de Julho (Passo Fundo); Esporte Clube Ouro Verde (Palmeira das Missões); e Ypiranga Futebol Clube (Erechim).

Veterano treinado por Irno. Sem identificação. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Veterano, 1969. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Veterano, 1966.

Veterano, 1965. Em pé: Caio - Juarez Graeff - Signei- Milton Borges - Edu e Caio II. Agachados: Valdemar - Santarém - Obiratan - Ito e Marino. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Veterano, anos 60. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

Veterano, 1953. Foto oficial, campeão regional. Em pé: Venino Aristides Leite (presidente em exercício) - Lula (massagista) - Barroso (treinador) - Tia Rosa - Jorge - Hugo - Zinho - Egon - Xavier - Agenelo e Jonia Forbuz (madrinha). Agachados: Felipe - Vaninho - Alambique - Chinês - Afonso Payê - Jorginho - Bira Moura e Manoel Munhoz. O mascote da equipe é Bebeto, que mais trade seria um dos maiores goleadores do estado, apelidado de "Canhão da Serra".  (Foto: Arquivo de Venino Aristides Leite)

O Veterano Foot-ball Club, campeão da Liga Carazinhense de Foot-Ball, que concorreu às semi-finaias do Estadual de 1942. Em pé: Tramontana - Eugênio - Espoleta - Mucho - Gelcich e Salvador. Agachados: Marcondes - Barroso - Clóvis - Jacob e Bica. (Foto: Divulgação)


G.A. Glória, foto sem identificação. (Fonte: Museu Antropológico Diretor Pestana, de Ijuí, enviada pela coordenadora de Pesquisas da instituição, Mirian Bisognin Santi)

Time do G.A. Glória que venceu por 1 X 0, o último clássico da história, disputado contra o Veterano. O jogo foi no estádio da Vila Industrial, em junho de 1970. Esse jogo foi encerrado antes dos 45 minutos finais, devido a uma briga generalizada entre os jogadores das duas equipes e invasão de campo por parte de torcedores. (Foto:  Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

G.A. Glória, anos 1960. (Foto:  Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

G.A. Glória, 1960. (Foto: Livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

G.A. Glória, 1935. (Fonte: Museu Antropológico Diretor Pestana, de Ijuí, enviada pela coordenadora de Pesquisas da instituição, Mirian Bisognin Santi)

1925. O Esporte Clube América foi o primeiro time de futebol de Carazinho. A foto acima foi tirada no campo da Vila Santo Antônio. Dessa agremiação foi que nasceu o Veterano F.C., em 25 de outubro de 1933.

Na foto. Primeira linha: Herminio Bassani - Amadeu - Doutor Léo Pinto -  Camilo Scherer e Stangler. Segunda linha: Verissimo - Dorinieli e Pires. Terceira linha: Amarildo Borges - Paulinho Bianchi (goleiro) e Magala. (Foto: Acervo do Museu Olívio Otto - Publicada no livro “Memoria, Fotos e Grandes Feitos Esportivos de Carazinho”, de autoria de Sergio Silva)

CLUBES AMADORES


(Foto: Divulgação)

Esporte Clube Brasil do Bairro Oriental, vice campeão municipal de 1986. (Fonte: Carlos Siqueira)

Escolinha do Gre-Nal Futebol Clube, que também possui equipe de futebol adulto e esporadicamente disputa o campeonato municipal. (Foto: Divulgação)

Nacional Futebol Clube. (Foto: Divulgação)

Nacional Futebol Clube. (Foto: Divulgação)

Tiradentes Futebol Clube, em 1968. (Foto: Divulgção)

Grêmio Esportivo Flamengo, da Colônia Dona Júlia, em 1985. (Foto: Divulgação)

Aliança Futebol Clube do "Parque Industrial" que também era chamado apenas de "Parque Industrial", na década de 1960: Em pé: Álvaro Sana - Helio Ferri - Plinio Rostirolla - Brasil Rodrigues (Zeca) - Felice Sana (treinador) - Scharnoski - Julio Dal Castel - Etelvino Canton - Saulo Bertani e Juarez Zilio. Agachados: Marçal Roherig - Matheus Bilhar - Derli Helder - Mário Piva  e Lirio Andreis. (Foto: Divulgação)

Farroupilha Atlético Clube, em 1991. (Foto: Divulgação)

Escolinha do Trianom, em 1913. (Foto: Divulgação)

Equipe de veteranos do Brasil, do Bairro Oriental. (Foto: Divulgação)

Esporte Clube Real Madrid de Carazinho, equipe tradicional do futebol da cidade. (Fonte: ex-jogador Auri)

Esporte Clube Real Madrid de Carazinho. (Fonte: ex-jogador Auri)