quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Santa Maria, de Santos


O Santa Maria Atlético Clube foi fundado no dia 8 de outubro de 1925 e se constituiu em um dos mais antigos integrantes do quadro associativo da Liga de Futebol Amador de Santos e da Federação Paulista de Futebol.

Seus fundadores foram Antônio Maia, Antônio Martins, Manuel Franchine, José Amado Ferreira, além de outros. Foi campeão da 1ª Divisão Santista nos anos de 1945, 1948 e 1952, o Campeonato da 1ª. Divisão.

Em 1954 conquistou de maneira invicta os títulos de primeiros e segundos quadros. E, por várias vezes levantou o Torneio Início. Disputou o Campeonato da 1ª. Divisão de Amadores, em 1957, destacando-se suas atuações com a conquista de títulos honrosos para a sua galeria de feitos memoráveis.

Seu patrimônio era representado por seu campo de esportes e sua sede social, com salão de festas e sala de TV.

Conforme relato da senhora Soraya dos Santos Nieto, a sede do clube era em frente a padaria Santa Maria, de propriedade dos Turienzo Nieto, ao lado da igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Jardim Santa Maria, zona noroeste santista. (Fonte: Federação Paulista de Futebol)

Fotos: Blog Gigi na Rede


Mario Bellini Ferreira e Armando Turienzo Nieto, com o uniforme do Santa Maria e a faixa de Campeão Invicto do Quarto Centenário, em 1954. (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto para o Jornal Eletrônico Novo Milênio)

Time do Santa Maria, sem o ano. Ladeando o goleiro, Mário Bellini Ferreira e Armando Turienzo Nieto. Pressume-se que seja de 1954. (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto)


Time do Santa Maria, sem o ano. No meio, agachado, Armando Turienzo Neto, e do lado direito Mario Bellini Ferreira (Foto e descrição enviadas por Soraya dos Santos Nieto para o jornal "Novo Milênio")


Em pé, Bochecha, agachados, Armando Turienzo Nieto e Nilton Justo. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)

Apaixonado pelo Santa Maria, Alemão ou Turienzo, também jogou no infantil do Americana. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)

1948. Em pé: Pirilo - Biná - Manequinho - Ciciá - Orlando e Fernandes. Agachados: Cardoso - Batata - Bianco - Oswaldo e Aristides.


Salustiano Turienzo Nieto, participou da 1ª Diretoria do Clube, como 2º Tesoureiro. (Foto e descrição enviada por Soraya dos Santos Nieto)

Nenhum comentário: