sexta-feira, 21 de julho de 2017

Fotos Históricas

Fotos: Cacelain - A História do Futebol

Esporte Clube União Barra Funda – Ourinhos (SP): Uma edição no Paulista da 5ª Divisão de 1978

Lestinho Futebol Clube em 1965. Em pé: Butina - Carilo - Silvio Gordo - Cueca - Luiz - Malelo - Cacau - Gariba e Osvaldão. Agachados: Bafo - Devacir - Castelinho - João Batista - Gabiroba - Rolando - Canhoto e Aluizio.

O Lestinho Futebol Clube, do bairro da Água Rasa, Zona Leste da cidade de São Paulo, foi fundado na data de 1º de novembro de 1945.

Seus fundadores foram Dézio Guerra, José Preto, Antonio Guerra, José Pinheiro (Gariba), Albino Burion, José Ribeiro Miguel e Renaldo Esteves da Silva.

O Lestinho jogava no campo de futebol situado atrás do Cemitério Quarta Parada, onde também atuavam o Leste, o Leão do Norte, o Toledo Barbosa e o Redenção. Sua sede fica na Rua Florindo Brás, número 56.
O Lestinho Futebol Clube, na foto de Campeão invicto do Torneio Varzeano de 1958, no Estádio do Pacaembu. Em pé: Mané (massagista)- - Soneca - Cascão - Cueca - Alcides - Edgar - Pascoal e Singilo (técnico). Agachados: Nico Preto - Euclides - Mané - Paulinho e Nelsinho. A equipe vice-campeã foi a S.E.R. 7 de Setembro, do bairro Freguesia do Ó.


Foto Rara, de 1963: Associação Esportiva Jacarezinho, de Jacarezinho (PR).

Álbum “Varzeana Paulista”, anos 50/60: Clube Desportivo e Recreativo São José – Bairro: Ipiranga – Zona Sul – São Paulo-SP.

O Clube Desportivo e Recreativo São José, foi fundado na data de 13 de agosto de 1929. O nome São José deve-se ao fato de que a maioria dos integrantes do time trabalhava na fábrica de juta São José.

Quando da fundação, sua denominação era Clube Esportivo e Recreativo São José, tendo sido alterada sua nomenclatura posteriormente. O São José do Ipiranga possui diversas conquistas, dentre elas o honroso primeiro lugar obtido quando do torneio de inauguração do Estádio Municipal do Pacaembu no ano de 1940.

Hoje, sem o campo de futebol, que ficava na região da Rua Juntas Provisórias, o clube oferece outras recreações como bocha e xadrez, modalidades em que é associado às Federações Paulistas competentes. Sua sede está estabelecida na Rua Dom Lucas Obes, 510, no bairro do Ipiranga.


O Transporte Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Teresópolis, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. O clube Alvirrubro é uma das saudosas e gloriosas expressões do futebol teresopolitano e fluminense.

Fundado no domingo, do dia 27 de agosto de 1939, mesma data da inauguração de seu estádio, o Transporte foi idealizado por caminhoneiros que faziam frete em frente à Rodoviária de Teresópolis.

Em sua 1ª formação, o time era composto pelos seguintes atletas: Paiva, Waldir e José Granito, ajoelhados; Virgílio Zampini, Professor Eugênio Fraga, Alfredinho Tabira, Eduardo Nascimento, Lúcio Algorta, Pedro Jahara, o presidente do Clube José Barbosa, Picolé, Manoel Mande Teresduca e Jofre, o “Alfaiate”, de branco.

Entre outras conquistas, se sagrou bicampeão do Campeonato Citadino de Teresópolis, em 1953 e 1954, organizado pela Liga Teresopolitana de Desportos (LTD).

O seu campo ficava situado na Rua Darcí Menezes de Aragão, s/n, no Bairro da Várzea, à beira do rio Paquequer, onde surgiu depois a garagem da Viação Teresópolis.

O Transporte Futebol Clube, bicampeão de 1953-1954 da Liga Teresopolitana de Desportos (LTD). Escalação escrita atrás da foto: Zezé, Zé Luiz, Amado, Waltinho, Waldir, Geraldo, Milton, Agenor, Mestiço, Japonês e Tião Coquinho.

A competição mais expressiva aconteceu no ano de 1943, quando participou do Campeonato Fluminense, terminando na 9ª posição. A competição contou com a participação de 24 equipes:

Ferro Carril, de Uruguaiana (RS), em foto de 1931.

Rio Claro Futebol Clube, de Rio Claro (SP). Foto tirada por ocasião do seu 4º aniversário como campeão da Liga Rio Clarense de Foot-Ball e do 30º aniversário de sua fundação.

Foto Rara, de 1930: Estádio do Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro.

 Equipes do Meridional e Lisboa, em foto de 1924.

O Meridional Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro. O “‘Clube da Camiseta Verde” foi fundado na quarta-feira, do dia 14 de Dezembro de 1921, por um grupo de desportistas, tendo a sua frente o ilustre general Tristão de Alencar, Abel Nunes e Raphael Rossi, entre outros.

A sua Sede ficava localizada na Rua Constante Ramos, s/n, no Bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O mando de campo não tinha um local fixo. Ora jogava no campo da Rua Dias Ferreira, s/n, no Bairro do Leblon (propriedade do Oceano Football Club), ora no campo de General Severiano, de propriedade do Botafogo Football Club (atual Botafogo de Futebol e Regatas).

Entre 1921 a 1927, o Meridional participou do Campeonato da Federação Brasileira de Esportes (FBEA). Em setembro de 1928, se filiou a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA).

Time de 1923: Manequinho - Dantas e Gallo. Soda - Lima e Zoron. Jayme – Rogerio – Galdino - Rolla e Affonso.

Time de 1924: Armação (Annibal) - Vianna (João) e Dantas. Procópio - Cascardo e Euclydes. Pará (Lolico) - Carvalho (Cabral) - Careca (Janafa) - Zoror (Jovita) e Agostinho.