segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Neco, o primeiro ídolo

As fotos abaixo são reprodução do livro "Neco, o primeiro ídolo", de autoria de Antônio Roque Citadini, e conta história do primeiro verdadeiro craque que vestiu a camisa corinthians.



Em 1944, por ocasião do 25º ano do glorioso feito de 1919, os craques sul-americanos se reuniram num jantar de confraternização. Em pé: Amilcar, Bianco, Pindaro e Sérgio. Sentados: Haroldo, Neco, Friedenreich, Heitor e Arnaldo. (Fonte: Tomás Mazzoni no livro "História do Futebol no Brasil”, Edições Leia, São Paulo, 1950)


Campeões do Centenário da Independência (1922). Em fila indiana: Mário, Perez, Amilcar, Rafael, Del Debbio, Gelindo, Neco, Ciasca, Tatu, Gamba e Rodrigues. (Fonte: Revista "Corinthians", órgão oficial do S.C. Corinthians Paulista. Edição Especial Comemorativa do Quarto-Centenário, fevereiro de 1955, número 64, Biblioteca do Sport Club Corinthians Paulista)


Seleção Brasileira que conquistou o Campeonato Sul-Americano de 1922. Neco é o quarto da esquerda para a direita. (Fonte: Revista "Sports", fevereiro de 1923. Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, São Paulo)


Já consagrado, Neco foi objeto de caricatura, como foi publicada na revista "Sports", em julho de 1920. (Fonte: Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, em São Paulo)

"Taça Neco", que homenageava o jogador, conquistada na partida Corinthians 1 X 0 São Bento, realizada no dia 7 de março de 1920, na Ponte Grande (Fonte: Acervo do S.C. Corinthians Paulista)


Time do Corinthians no início da década de 1920. Ao centro, de braços cruzados, Neco. (Fonte: Revista "Sports", setembro de 1921 - Biblioteca Presidente Kennedy, São Paulo)

Rara foto do time do Corinthians. No jogo em que venceu, por 2 X 0, o União Artística Recreativa do Cambucy, em 28 de dezembro de 1919, no campo da rua Cesário Ramalho (que mais tarde se transformaria no estádio da Portuguesa de Desportos). Neco é o de chapéu, entre os agachados. (Fonte: Revista "Sports", janeiro de 1920. (Fonte: Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, São Paulo)


Medalhas do Campeonato Sul-Americano de 1919, conquistadas por Neco. (Foto: Acervo da Família Nunes-Cardeal)

Os campeões sul-americanos de 1919. Neco é o primeiro da segunda linha, de baixo para cima, à esquerda. (Fonte: Tomás Mazzoni. "História do Futebol no Brasil", Edições Leia - São Paulo, 1950)

A Seleção Brasileira campeã de 1919. Em pé: Píndaro - Sérgio - Marcos - Fortes - Bianco e Amilcar. Ajoelhados: Milton - Neco - Friedenreich - Heitor e Arnaldo. (Fonte: Revista "Placar", "72 anos de História da Seleção Brasleira")

Neco, com a camisa da Seleção Brasileira, depois da conquista do Sul-Americano de 1919. (Fonte: Acervo da Família Nunes-Cardeal)

A Seleção Paulista que goleou a Seleção Carioca por 8 X 1, em 1 de setembro de 1918, no campo da Floresta, em São Paulo. Em pé:  Sérgio - Palamone - Dionisio (goleiro)- Amilcar - Ítalo e Morelli. Ajoelhados: Formiga - Neco - Friedenreich - Haroldo e Arnaldo. (Foto: Tomás Mazzoni, "História do Futebol no Brasil", Edições Leia , São Paulo, 1950). 

Quadro do Corinthians que venceu o Ypiranga por 4 X 0, em 22 de julho de 1917. Neco é o quinto agachado da esquerda para a direita. (Fonte: Revista "A Cigarra Esportiva", edição de 28 de julho de 1917. Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, São Paulo).

O quadro do Corinthians quando do jogo em que perdeu para o Paulistano por 2 X 1, em 29 de junho de 1917, no Parque Antárctica. Neco é o quarto jogador agachado. (Fonte: Revista "A Cigarra Esportiva", edição de 7 de julho de 1917. Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, São Paulo).


O Selecionado Pulista que venceu o Carioca por 1 X 0, pela disputa da Taça "Fuchs" e bronze "Hebe", em jogo realizado no dia 24 de junho de 1917, no campo do São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Neco é o quarto sentado, da esquerda para a direita. (Fonte: Revista "A Cigarra Esportiva", edição de 30 de junho de 1917. Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, São Paulo)

1916. Neco e Amilcar em Buenos Aires.  Amilcar Barbuy foi o primeiro jogador corinthiano de linha a defender a Seleção Brasileira. Foi no Campeonato Sulamericano, realizado no mesmo ano, na capital argentina. (Fonte: Revista "Cornthião", órgão oficial do clube, fasciculo 1, São Paulo, 1979)

Foto clássica do Corinthians de 1914, que aparece em vários livros. Em pé: Américo - Perez - Amilcar - Aparicio e Neco. Ajoelhados: Police - Blanco e César. Sentados: Fúlvio - Sebastião e Casemiro Gonçalves. (Fonte: Lourenço Diaféria, "Coração Corinthiano", Fundação Nestlé, de Cultura - São Paulo, 1992)


Equipe do Corinthians que conquistou o seu primeiro campeonato em 1914. Em pé: Américo - Perez - Amilcar - Aparício e Neco. Agachados: Police - Bianco e César. Sentados: Fúlvio - Aristides e Casemiro. (Fonte: Tomás Mazzoni, "História do Futebol no Brasil", Edições Leia, São Paulo, 1950)


Corinthians, no campo da Associação Athlética das Palmeiras, na Floresta, década de 1910. Neco é o segundo ajoelhado a partir da esquerda. (Fonte: Lourenço Diaféria, "Coração Corinthiano", Fundação Nestlé de Cultura, São Paulo, 1992)

Tirada em 1913, essa é possivelmente a mais antiga foto do Corinthians Paulista. Em pè: Fulvio - Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzales. Ajoelhados: Police - Branco e César. Sentadios: Aristidfes - Perez - Amilcar Barbuy - Aparício e Neco. (Fonte: Lourenço Diaféria, "Coração Corinthiano", Fundação Nestlé, de Cultura - São Paulo, 1992)