terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Esporte Clube Franciscano


HISTÓRICO DO MUNICÍPIO

Dona Francisca esta situada entre a serra de São Martinho e as várzeas do Rio Jacuí, situação privilegiada que lhe confere características ambientais únicas. Admirar a cidade, do outro lado do rio, principalmente ao entardecer, é fruir de um quadro vivo em que as luzes do acaso vão colorindo sua paisagem recortada pelo verde profundo das matas nas encostas do Morro Santo Antônio.

O imponente Morro Santo Antônio, com 382,5 metros de altura, é beleza natural de destaque do município de Dona Francisca, onde em seu cume pode-se visualizar uma cruz. Atualmente a cruz é de metal medindo 12 metros de altura e 6,5 metros de largura na qual pode ser visualizada a distância, principalmente a noite devido a iluminação existente.

A primeira cruz colocada no local, data de 22 de novembro de 1959, por pessoas da comunidade lideradas pelo padre Luizinho Vendrusculo, com o objetivo de proteger o Município.

Na oportunidade foi recebido um telegrama do Papa João XXIII, concedendo a Paróquia de Dona Francisca uma Bênção Apostólica. A segunda cruz foi colocada em 1985 por um grupo de jovens franciscanos liderados por Alexandre Cassol Rampelotto, após a primeira ter pegado fogo. Depois dessa, a Prefeitura Municipal, no ano de 1995, colocou a cruz de metal acima descrita.

Dona Francisca é a terra do primeiro coroinha beatificado do mundo, Adílio Daronch, que juntamente com o padre Manuel Gómez González foram martirizados porque defendiam a harmonia e concórdia entre maragatos e chimangos e defendiam as causas da fé, denunciando tudo o que instigava a guerra e discórdia entre as pessoas.

O município já recebeu o título de Capital Nacional da Produtividade de Arroz. Na segunda quinzena de julho é celebrada a mais tradicional festa de município da região, a “Semana de Dona Francisca”, a qual acontece durante 10 dias de festividades que são realizadas em todas as comunidades do município.

Também nessa semana, ocorre o tradicional baile no qual são escolhidas as soberanas do município. No último fim de semana das festividades ocorre a tradicional "Motocross", quando reúne na cidade milhares de visitantes, bem como a Feira Agro-Industrial.



Estádio Municipal Colosso do Jacui, em Dona Francisca. (Foto: Prefeitura Municipal de Dona Francisca)

2017. O jornalista Jonas autor do livro-reportagem sobre o Esporte Clube Franciscano, de Dona Francisca. O material foi baseado em relatos de pessoas ligadas à história do clube, por meio de entrevistas.

O livro, que tem o título "Franciscanos, uma história de amadores" foi lançado em maio deste ano, durante a Feira do Livro, de Santa Maria. O prefácio foi escrito por Ana Lucia Cheloti Prochnow e ilustrações e projeto gráfico de Estevan Garcia Poll.

Jonas Migotto Filho é natural de Dona Francisca e jornalista graduado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi apresentador do programa “Chá da Tarde” na Rádio Franciscana FM, onde também atuou em jornadas esportivas de campeonatos amadores de futebol e futsal.

Participou do projeto “Radar Esportivo”, na Rádio Universidade, e cobriu os jogos da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho pela Rádio Medianeira, de Santa Maria. Também foi repórter e âncora da TV Santa Maria.

O livro custa R$ 48.00 e pode ser adquirido no seguinte endereço eletrônico: literaturadaboca@gmail.com

2015. Sem identificação. (Foto: Clubes do RS)


2014. O selecionado de Dona Francisca foi campeão do tradicional "Torneio Interseleções de Futebol Veterano", relizado no "Estádio Colosso do Jacuí". 

A competição contou com a participação de sete selecionados da região: Agudo, Dona Francisca, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Ivorá, São João do Polêsine e Nova Palma.


2013. No dia 23 de novembro o Esporte Clube Franciscano comemorou 80 anos de existência.  Na ocasião o Clube realizou um almoço que reuniu ex-jogadores, torcedores, diretoria e a equipe daquele ano. Esteve presente na confraternização, o prefeito da cidade, na época, Saul Dal Forno Reck, que parabenizou o clube e falou da alegria de poder fazer parte da história do time.