sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Do Túnel do Tempo


Associação Ferroviária de Esportes, de Araraquara (SP). !973. Em pé: Sérgio – Batalhão – Carlos – Muri - Ticão e Zé Carlos. Agachados: Tonho - Zé Luís - João Marques - Ademir e Guará. (Fonte: jornal “Gazeta Esportiva”)


Everest Atlético Clube, de Inhaúma, Rio de Janeiro, em 1957. (Fonte: Jornal "Tribuna da Imprensa")

O Sport Club Santa Cruz foi uma agremiação da cidade de Salvador (BA). O alviceleste soteropolitano foi Fundado no dia 1º de Fevereiro de 1904, por alguns moços afeiçoados à pratica de esportes ainda incipiente em nosso meio,. Eles fundaram uma sociedade para oferecer aos seus associados, material e oportunidade de praticar a cultura física.

Logo depois estendeu suas atividades ao esporte náutico, se filiando à F.C.R.B. já existente, embora fosse ele mais velho quatro meses e 25 dias. Participou pela primeira vez da 3ª regata oficial da Bahia em 24 de maio de 1906, logrando na 3ª prova em Canoa a quatro remos um honrado 2º lugar. Alcançou a sua primeira vitória com a Baleeira Gaúcha a quatro remos na 9ª Prova da 4ª Regata realizada em 1 de Novembro em 1906.

A partir daí se cobriu de glórias, levantando bem alta a flâmula à cuja sombra seguiu dentro dos princípios da disciplina, buscando o aprimoramento moral e psicológico dos seus atletas com o trabalho eugênico e salubre.

Aprovadas em estatuto as cores do clube inicialmente eram azul e amarelo, sendo substituída mais tarde, a última por branco. Dizem os velhos lobos das justas na Enseada dos Tainheiros que a ideia da fundação originou-se de uma palestra no “Bar Bela Jardineira“, no Comércio, onde foi a despensa Vantajosa, na Rua Portugal.

Já no ano seguinte de sua criação foi fundado no dia 1 de junho de 1905, o Departamento Náutico, tendo em seguida sido aberta uma subscrição entre sócios e comerciantes para a compra de barcos, o que resultou em pleno êxito.

Em 1931, pela 1ª vez que a "Taça Maria Luiza" foi corrida o Sport Club Santa Cruz foi laureado, vencendo a taça transitória por 14 vezes, sendo em seqüência, de 1935 a 1942, a última na 4ª regata de 1999. O “Benjamim” como era chamado por ser o mais moço dos quatro coirmãos, na época, foi Campeão Baiano numa seqüência admirável de oito anos seguidos.

O futebol só veio em 1920, quando passou a participar do Campeonato Baiano de Futebol. Logo no primeiro ano, o Sport Club Santa Cruz fez ótima campanha terminando na quarta colocação, num total de 12 clubes. 

Em 1921, o rendimento não foi o mesmo, fechando em sétimo lugar, num total de 12 equipes. Em 1922, com a participação de apenas sete agremiações, a campanha foi ruim, terminando na penúltima colocação. (Fonte: Revista Vida Sportiva)


Time do Vitória, da Bahia, em 1920. (Fonte: Revista Vida Sportiva) 


1920. Time brasileiro de marinheiros do navio "Belmonte" que, na Europa, conseguiu vencer o Olýmpia F.C., de Marseille por 3 X 2, ao Benfica, de Lisboa por 3 X 0, sendo derrotado somente pelo Havre F.C., campeão francês pelo escore de 2 X 0. (Fonte: Revista Vida Sportiva)

Scrath Paulista que derrotou o Carioca por 7 x 1, conquistando a "Taça Rodrigues Alves". (Fonte: Revista "Vida Sportiva)

1920. Clube do Remo, de Belém do Pará. (Fonte: Revista "Vida Sportiva)

Lance do clássico Fla-Flu em 1920

1920. Time feminino do ABC Football Club de Natal (RN). (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

Palmeiras A.C., campeão da Segunda Divisão da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), do Rio de Janeiro, em 1919. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

1919. Phenix Football Club, de São Luiz,vice-campeão maranhense. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

1919. Lance do jogo Botafogo 2 X 0 São Cristóvão.

1919. Outra foto do Sport Club Luzo Brasileiro, de São Luiz, campeão maranhense. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

1919. Foto do Sport Club Luzo Brasileiro. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

1919. Time do Rio Preto, de Valença (MG). (Fonte: Revista "Vida Sportiva")


1919. Times do Operário, de Ponta Grossa e América de Curitiba. Vitória do Operário por 4X 0. No gol do Operário o grande goleiro Tuffy Neugem. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

Clube de Regatas Icarahy, em 1918. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")


 O Itália F.C., de São Paulo, que em 1917 derrotou o Fluminense, do Rio de Janeiro, por 8 X 1. (Fonte: Revista "Vida Sportiva")

O Avenida Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A sua Sede ficava localizada na Rua da Candelária, nº 106, no Centro do Rio de Janeiro.

No dia 28 de Maio de 1915 foi um dos fundadores da Associação Carioca Football (ACF). E no ano seguinte (em 13 de Março de 1916), ajudou a fundar a Liga Municipal de Football (LMF).

No dia 10 de Agosto de 1918, em Assembléia geral extraordinária, o clube aceitou a proposta feita pelo Sport Club Liberdade, no sentido de fazer fusão, passando a se chamar: Sport Club Avenida Liberdade.

Time-base de 1916: Raul (E. Alves) - Waldemiro e Ferramenta (Gualberto) - Nicolas (Manuel) - Carrão (Laudelino) e Schitini (Cap.). Jonathas (Arouca) - Bemdito (Bibio) - Braga (Julio) - Paulistano (João) e Procópio (Romualdo).  (Fonte: Jornal "Correio da Noite")  


1914. Terceiro time do Ouvidor F.C., do Rio de Janeiro.  (Fonte: Revista Vida Sportiva)

domingo, 7 de janeiro de 2018

Futebol de Guaíba (RS)


Time de Futsal do Celupa. (Foto: Francisco Caldas)

1966. Celupa. Foto: João Celestino – História de Guaíba)

1966. Celupa. (Foto: João Carlos Rosa)

1966 - Celupa. (Foto: Denilson Fernandes - História de Guaíba)

1964. Time do Celupa que ganhou do Internacional, de Porto Alegre, por 1 X 0, gol de Antoninho. (Foto: João Celestino - História de Guaíba) 


José Iredes Rocha, jogou no Celupa. (Foto: Renan Rocha Hbl - História de Guaíba)




1970. Itapuí. (Foto: Gilson Ávila)


1966. Itapui. (Foto: Orfelino Guimarães da Silveira - História de Guaíba)

Atletas do Itapui, anos 1960. Sem identificação. (Foto: Renato Leão - História de Guaíba)


1958. Antônio Jorge, destaque do Itapuí. (Foto: Rosa Maria - História de Guaíba)


Itapuí, década de 1950. Em pé:  Machado –Juca – Trovão – Escariola - Paulo Scalco e Jaú. Agachados: Raul Comerlato – Guaracy – Maninho - Marcelo e Melão. (Foto: Márcio Crestani)


Itapuí, campeão de 1950. (Foto: Silvia Boneberger - História de Guaíba)

OUTRAS FOTOS

Estádio da cidade. Pavilhão social. (Foto: Patricia Quadros Rodackievicz‎ - História de Guaíba)


Década de 1990. Escolinha de Futebol do Escurinho. (Foto: Generosa dos Santos)


1990.Time de futebol da Cerâmicas Decorite, no campo do SESI. (Acervo  de Tania Soares)


1986. Time do Fluminense de Guaíba. (Foto: Acervo de Cleide Almeida - História de Guaíba)


Santa Cruz, vice-campeão varzeano de 1985 (Foto: Marco Jardim - História de Guaíba).


Este era o time do 20 de Setembro, que representou Guaíba no futsal nos anos 80. (Foto: Francisco Caldas - História de Guaíba)


1979. Time do Mixto. Em pé Renato Chorão - Renato Quadros - José Roberto -Mauro Rutkoski -Jorge Varella – Paulão - Fernando Macaco e Caco. Agachados: Paulinho Varella - Paulinho Banana –Junior – Nequinho e Luiz Carlos (Foto: Real Marcus)

1979. Time salonista do Unibanco. (Foto: Real Marcus)


1975. Jogo festivo entre o Alerta, de Porto Alegre e o extinto União Futebol Clube, no campo do União, que ficava onde hoje se localiza o campo do Sesi, no Bairro Coronel Nassuca. (Foto: Jorge Rocha - História de Guaíba)

1970. Time da Prefeitura. Em pé: Franco - Sagui - Caco Delmar Heller - Mangola – Sérgio Choska e Gabriel. Agachados: Paulinho - Antoninho - Acioli – Toninho, irmão do Beka – Vevéio - Nilson e Danilo. (Foto: Matheus Ribeiro Flores – História de Guaíba)

Time de Futebol Salão do Amarelinho, do saudoso doutor Cláudio Zebu. Sem identificação. (Foto: Francisco Mello)

Time do Eletrosom, campeão de futebol de salão de Guaíba. Sem o ano. (Foto:  Francisco Mello - História de Guaíba)


1961. Itororó no campo do Guaíba Em pé: professora Helena - Luís Claudio - Aldo - Neneco - Noé - Sérgio e diretora Noeli. Agachados: Fritz - Adão - Betão - Ronaldo e Leis. (Foto: História de Guaíba)


Confraternização do time da Corsan, na quadra onde é hoje o Fórum e o Ministério do Trabalho. (Foto: Luciano Oliver Oliveira - História de Guaíba)


Esse era o time da Embrapa, campeão de futsal regional. (Foto: Francisco Caldas)

Time de futebol de salão da Riocell. (Acervo de Francisco Mello - História de Guaíba)